O Festival de Teatro de Chapecó 2025 abre sua programação nesta segunda-feira (15), às 20h, no Teatro Municipal do Centro de Eventos, com o espetáculo O Estrangeiro_Reloaded, estrelado por Guilherme Leme e dirigido por Vera Holtz. A sessão está marcada para às 20h30, logo após a abertura oficial.
Inspirado no romance de Albert Camus, o monólogo revisita a trajetória de Meursault, personagem que encara o absurdo da vida e as consequências de seus atos. Para o ator, revisitar essa obra hoje é um convite à reflexão.
Esse texto foi escrito na época da Segunda Guerra Mundial. Ele questiona o que é ser humano num mundo em guerra. Infelizmente, em 2025 estamos novamente diante de um planeta em guerra; Rússia e Ucrânia, Israel e Gaza, conflitos na África. Eu acho que é hora da gente rever nossa humanidade, qual é o papel do humano, qual é o papel da construção filosófica do momento, afirmou Guilherme Leme.
Apresentações fora das capitais
O ator também destacou a importância da circulação cultural pelo país e o papel de políticas públicas para viabilizar apresentações fora do eixo Rio-São Paulo. Todo artista quer fazer o Brasil inteiro quando tem uma obra. É muito importante que os governos tenham esse olhar: a cultura precisa ser subsidiada, porque ela é uma necessidade do povo, disse.
O presidente da Associação Chapecoense de Grupos e Artistas de Teatro (Acate) reforçou a relevância da abertura. Trazer um espetáculo dessa envergadura para Chapecó coloca o público em contato com obras de alcance universal e mostra a força que o festival conquistou no cenário cultural do nosso estado, destacou.
Sobre a chegada a Chapecó, Leme foi só elogios. Tudo aqui é grande: os prédios, as ruas largas. Estou achando uma maravilha. Do hotel já atravesso a rua e estou no teatro. Ainda vou rodar a cidade, mas estou achando incrível, comentou.
Programação
O Festival de Teatro de Chapecó segue até o dia 20 de setembro, com espetáculos em diferentes espaços da cidade, como o Centro de Eventos, Sesc e Céu das Artes. Toda a programação é gratuita, com retirada de ingressos no local, uma hora antes das apresentações. A agenda completa pode ser conferida nas redes sociais da Prefeitura.
O festival é uma realização da Prefeitura de Chapecó, em convênio com a Acate, com apoio institucional da Udesc e do Sesc.
O secretário de Cultura de Chapecó, Fellipe de Quadros, destacou que nesta edição foram buscadas parcerias para que o festival pudesse ser ampliado.
A Prefeitura de Chapecó investe em asfalto mas também investe em Cultura. Nossos espaços culturais foram revitalizados e temos apoiado e valorizado os artistas locais. Toda semana temos inúmeros eventos na cidade. Chapecó é uma cidade que se desenvolve e o cenário cultual tem acompanhado esse crescimento, disse Fellipe.