Na manhã desta segunda-feira (22), os estudantes da pré-escola do CEIM Ciranda da Criança realizaram o lançamento de um livro criado por eles, com o tema peixes, fruto das descobertas realizadas em sala de aula, sob a orientação da professora Rudinéia Vieira. O evento contou com uma sessão de autógrafos, que reuniu as famílias das crianças, a equipe escolar e membros da comunidade. O espaço foi cuidadosamente preparado para destacar todo o percurso de aprendizado e criação vivenciado pelos pequenos autores.
A professora regente da turma, Rudinéia Vieira, contou como foi o processo de elaboração da obra. As vivências foram acontecendo e fomos registrando no livro, essa é a essência dele. O leitor conhece o que as crianças vivenciaram na escola, as aprendizagens que fomos construindo juntos, porque a nossa escola é rica de coisas lindas. Então, me sinto muito feliz por termos nossas crianças como protagonistas neste lançamento, explica.
A produção envolveu os estudantes em todas as etapas, desde a escolha dos personagens até a criação das ilustrações. Todos os desenhos são deles, o que tem no livro é real e é deles. Inclusive, eles vinham com o retorno de casa, que eles tinham comentado com a família a respeito do livro. Hoje, com o mundo tão digital, eu vejo a importância de nós, como professores, escola, comunidade e famílias, instigarmos as crianças quanto a essa curiosidade pelo livro e pela literatura, concluiu a professora.
Esse envolvimento também foi sentido pelas famílias. Bruna Pilloni Fochi, mãe de um dos escritores, relatou como o projeto foi vivenciado em seu cotidiano. A gente não imaginou viver junto com eles esse mundo imaginário. Até as galinhas ganharam um nome! Toda noite meu filho fazia a gente sentar e contava a história, pedia para gente imaginar que tínhamos um peixinho em casa. Ver a criatividade e imaginação deles é fantástico, é tudo novo pra gente. Tô muito orgulhosa dessas crianças!, comentou.
Para Astrit Tozzo, Secretária de Educação, o projeto incentivou o gosto pela leitura desde cedo e fortalece os laços entre escola e comunidade. Parabenizo o CEIM Ciranda da Criança e a professora Rudinéia por esse projeto tão rico que possibilita às nossas crianças a oportunidade de criar, aprender e compartilhar suas próprias histórias, além de desenvolver habilidades fundamentais, despertar a imaginação, a curiosidade e o prazer pela leitura, afirmou.