O Elevado da Efapi, que está sendo construído na avenida Senador Attilio Fontana, levará o nome de Abrelino Cosmo Parizotto. A lei 8.354 que oficializa a denominação foi assinada em setembro, mas nesta segunda-feira (22), foi realizado um ato simbólico, na sala de reuniões da Prefeitura, com a presença do prefeito João Rodrigues e de familiares do homenageado.
O prefeito destacou que a atual gestão prioriza a valorização de pessoas da comunidade e que contribuíram para o desenvolvimento de Chapecó.
A obra, no valor de R$ 9.365.376,17, deve ser concluída no primeiro semestre de 2026. Após a conclusão o tráfego no sentido Centro/Bairro que quiser virar à esquerda passará pelo elevado, que inicia após o Parque Dr. Valmor Lunardi, e sairá na rua Coronel Freitas. Isso vai melhorar a fluidez do trânsito no bairro, beneficiando milhares de pessoas.
QUEM FOI ABRELINO COSMO PARIZOTTO
Abrelino Cosmo Parizotto nasceu em 16 de abril de 1940, na cidade de Soledade, no Rio Grande do Sul. Ainda jovem, viveu em Alto Alegre/RS, onde permaneceu até os 22 anos de idade.
Foi nessa fase da vida que conheceu sua companheira, Ilga Joana Christ Parizotto (em memória), com quem construiu uma linda família. Em busca de novas oportunidades e com o espírito de trabalho e dedicação que sempre o acompanhou, mudou-se para o município de Arvoredo, em Santa Catarina. Foi ali que dedicou sua vida à agricultura e criou seus sete filhos: Leodir Antônio, Leodete Joana, Leonir José, Joarez Paulinho, Margarete Terezinha, Claudete Fátima e Everaldo Francisco Parizotto.
Em outubro de 1994, com seus filhos já criados, Abrelino, sua esposa e filha se estabeleceram no bairro Efapi, em Chapecó, onde ele viveu até seu último dia. Homem simples, trabalhador e sempre comprometido com o bem-estar de todos ao seu redor, foi uma figura ativa na comunidade Sereno Soprana, participando da igreja, do grupo de idosos e estando sempre pronto para estender a mão a quem precisasse.
Seu coração era grande o suficiente para abraçar a todos ao redor. Era um homem querido, que gostava de uma boa conversa, das amizades sinceras e de algo simples, mas valioso: ser cumprimentado com um bom dia ou boa tarde. Nessas pequenas gentilezas, deixava transparecer sua essência humilde e gentil.
Seu maior ensinamento foi sem dúvida, a importância de viver com respeito e educação. Valores que transmitiu com firmeza, mas também com ternura, nos gestos do cotidiano e no exemplo silencioso dos dias.
Abrelino deixa um legado de amor à família, serviço à comunidade e simplicidade no viver. Sua história permanecerá viva no coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.