A EBM Vila Real está desenvolvendo um projeto de leitura com o livro Alice no País das Maravilhas. Durante as ações, as turmas mergulharam na história e realizaram diversas atividades pedagógicas, enriquecendo a experiência literária e explorando de forma lúdica os elementos da narrativa.
As turmas 31 e 32, acompanhadas pelas professoras Márcia Sbeghen e Alcione Federle, abordaram o conto de diferentes maneiras. Além do incentivo ao hábito da leitura, o projeto ofereceu oportunidades para o aprendizado de novos conceitos, como a diferenciação entre gêneros textuais.
Começamos com os contos de fadas e os contos fantásticos, que dialogam diretamente com a história de Alice no País das Maravilhas. A partir deles, trabalhamos outros gêneros textuais, como receitas, criando o bolo da história, cartas com conselhos para a Alice e até convites para que as turmas pudessem vivenciar esse momento, explica a professora Márcia Sbeghen.
A estudante Emanueli Sbeghen Cattani compartilhou sua experiência com o projeto. Eu já conhecia um pouco da história. A parte que mais gostei foi a de escrever a carta para a Alice. Eu falei para ela continuar com as aventuras, porque ela é uma menina corajosa e linda, assim como eu, revela a aluna.
Para Isabelly de Melo Adolfo, o projeto foi uma oportunidade de interação e diversão. Foi um momento muito bom. Além do chá e do bolo, tivemos vários livros para ler e atividades divertidas. Foi uma maneira de nos entreter e também de conhecer colegas de outras turmas, comenta.
Para encerrar o projeto de maneira especial, as crianças prepararam chá e bolo, recriando o Chá do Chapeleiro Maluco. As crianças estavam muito animadas para esse momento de compartilhamento. Muitas delas se caracterizaram como personagens da história para participar deste dia, detalha a professora Alcione Federle.
Por meio da literatura, nossas crianças têm a oportunidade de mergulhar no universo mágico e encantador das histórias, ao mesmo tempo em que exploram e vivenciam diferentes gêneros textuais de maneira criativa e significativa. Projetos como este não apenas despertam o prazer pela leitura, mas também estimulam a criatividade e contribuem para o desenvolvimento de habilidades essenciais aos nossos estudantes. Parabéns a todos os envolvidos!, ressalta Astrit Tozzo, Secretária de Educação.