Background

Notícias

Efapi do Brasil protegida contra a Dengue

Compartilhar

A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde de Chapecó, está tomando medidas preventivas para garantir a saúde dos expositores e visitantes da Efapi do Brasil, que será realizada de 10 a 19 de outubro, no Parque de Exposições Dr Valmor Ernesto Lunardi. Está sendo realizada a aplicação com a técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI).

O procedimento, considerado uma inovação no enfrentamento ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya – é recomendado pelo Ministério da Saúde e tem ação residual de até 120 dias, garantindo proteção contínua mesmo semanas após a aplicação.

Segundo o secretário de Saúde de Chapecó, João Lenz Neto, a inclusão da estrutura da feira EFAPI no plano de ação contra a dengue é um marco importante.

“Estamos utilizando o BRI em espaços estratégicos, priorizando áreas de grande movimentação de pessoas. No caso da EFAPI, falamos de um evento de referência nacional, que reúne milhares de visitantes por dia. Uma feira desta magnitude precisa estar protegida do vetor da dengue, e é isso que estamos garantindo”, afirmou.

Para reforçar a segurança e a informação à população, todos os locais que recebem a aplicação do inseticida estão devidamente identificados com placas contendo o aviso: ‘Cuidado! Não encoste – tratamento residual’, destacando que a área foi tratada e segue protegida contra o mosquito.

O prefeito de Chapecó também ressaltou a relevância da iniciativa para a segurança dos visitantes.

“A EFAPI é uma das maiores feiras multissetoriais do Brasil e um orgulho para Chapecó. Nossa responsabilidade é assegurar que este evento aconteça com toda a tranquilidade, protegendo a saúde de quem participa. Essa tecnologia é mais uma demonstração do compromisso da gestão com a segurança sanitária e a qualidade de vida da população”, destacou.

A aplicação é conduzida por equipes capacitadas da Vigilância em Saúde, com equipamentos adequados e seguindo protocolos de segurança do Ministério da Saúde. Os ambientes recebem isolamento durante o procedimento, garantindo sua ação prolongada. Além da Efapi a medida está sendo adotada em locais de grande circulação de pessoas, como pontos de atendimento da saúde, escolas, unidades básicas, igrejas e outros espaços públicos.

Com a estratégia, Chapecó fortalece a prevenção contra o Aedes aegypti, ao mesmo tempo em que reafirma sua preocupação com a saúde pública em eventos de grande porte. A Secretaria de Saúde reforça ainda que a colaboração da comunidade é essencial, mantendo atenção à eliminação de recipientes que possam acumular água em casas e arredores.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?