Background

Notícias

CEIM Juliana Sive desenvolve projeto de empreendedorismo com a produção de sabonetes artesanais

Compartilhar

As turmas da pré-escola do CEIM Professora Juliana Sive Pommerening iniciaram um trabalho de reconhecimento dos números e sua função social. As professoras Cleize Márcia Sanzovo e Mirian Nogueira promoveram situações que possibilitaram às crianças compreender que a matemática está presente na resolução de problemas, nas medidas, nas distâncias e em muitas outras experiências do dia a dia.

Para tornar essa aprendizagem mais significativa, foi criado, nas salas de aula, um ambiente com diferentes objetos que despertaram a curiosidade matemática: calculadoras, balanças, medidores, funis e alimentos. “A partir dessas vivências lúdicas e diferentes, as crianças perceberam que a matemática está presente em nossa vida cotidiana, em muitas ações do nosso dia”, comenta a professora Mirian.

Nesse processo, surgiu o interesse em compreender a função do dinheiro e como funciona o sistema monetário. Para ampliar essa discussão, as professoras desenvolveram um projeto de empreendedorismo que envolveu a produção de sabonetes.

A ação foi organizada em diferentes etapas. “Nós começamos com a produção do sabonete líquido, trabalhando as quantidades necessárias de cada produto utilizado. Na sequência, produzimos o sabonete em barra e a logomarca do nosso produto, que as crianças utilizaram na produção das embalagens. Por fim, confeccionaremos um catálogo dos produtos, para a comercialização dos sabonetes”, explica a professora Cleize.

A proposta também envolveu as aulas de Língua Inglesa, onde às crianças estão conhecendo os tipos de moedas utilizadas em diferentes países, como o dólar e o euro. A vivência será finalizada com uma venda de garagem, frequentemente realizada nos Estados Unidos, unindo os aprendizados sobre empreendedorismo e o uso social do dinheiro.

“Essa proposta pedagógica contribui significativamente para a ampliação do repertório matemático das crianças, evidenciando, desde os primeiros anos, como a matemática está presente em diversas situações do cotidiano. Ao mesmo tempo, favorece o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação cidadã, como a responsabilidade, a cooperação e o planejamento. As aulas de Língua Inglesa já na pré-escola, uma iniciativa inovadora da Administração Municipal, possibilitaram aos estudantes o contato com diferentes culturas e sistemas monetários, como o dólar e o euro. Esse trabalho interdisciplinar fortalece a aprendizagem e promove uma formação integral, preparando nossas crianças para os desafios do mundo”, destacou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?