Background

Notícias

É hora da leitura na Efapi do Brasil

Compartilhar

A intervenção da BiblioBike foi realizada nesta terça-feira (14). Alunos do EBM Diogo Alves da Silva participaram da ação

Os alunos do 4º ano do EBM Diogo Alves da Silva, do bairro Efapi, participaram de uma experiência diferente nesta terça-feira (14), ao visitarem a Efapi do Brasil no parque Dr. Valmor Ernesto Lunardi. Eles foram surpreendidos com a intervenção da Bibliobike e que é uma biblioteca itinerante em uma bicicleta que, desde 2016, promove o incentivo à leitura.

A aluna Lívia Vailon, de 10 anos, escolheu o livro “Uma lagarta muito comilona” para ler durante a atividade. “Eu adoro ler jornais e livros. Estou adorando a oportunidade”, afirma. Seu colega, Davi Esperança, também de 10 anos, também adorou a experiência e estava concentrado lendo o livro escolhido. “Eu adoro ler qualquer tipo de livro”, destacou. A professora da turma, Silvia Maria de Andrade, as crianças estavam ansiosas para conhecer a feira e ainda mais quando chegaram e tiveram contato com a biblioteca itinerante. “Ter o contato com os livros de uma maneira lúdica possibilita que eles possam ainda mais serem incentivados a ler”, salienta a professora.

Conexão com a leitura

Sobre as intervenções culturais

O coordenador da feira, Felipe Balzan reforça esse momento. "A cultura está presente em cada espaço da Efapi do Brasil. Pensamos em uma programação rica em todos os aspectos, que valoriza os talentos locais e também traz diversidade de expressões artísticas. As intervenções culturais estão entre os pilares da feira, porque acreditamos que o desenvolvimento de uma cidade também passa pela arte, pela música e pelas manifestações populares que representam nossa identidade”, destaca Balzan.

Com nove anos de história, a Bibliobike participa pela terceira vez da Efapi. A coordenadora, Camila Miotto, explica que são mais de 300 livros infantis levados para espaços escolares, feiras de livros, praças e parques. “Nosso intuito é aproximar as pessoas dos livros. Muitas vezes, esse contato é um encontro, ou reencontro, com a literatura, mas sem o caráter didático. Queremos que seja um momento de prazer, de encantamento, em que a leitura é vivida como uma atividade de lazer”, explica.

O projeto já impactou mais de 40 mil crianças e realizou mais de 500 intervenções. Ao final de cada atividade, as crianças recebem o Diário do Leitor, um material desenvolvido especialmente para incentivar que continuem a frequentar as bibliotecas escolares ou públicas e mantenham o hábito da leitura. “Estar aqui na Efapi é muito significativo para nós. É a terceira edição da feira em que participamos, e isso mostra a continuidade do projeto. Ter o apoio da Secretaria de Cultura e da prefeitura é fundamental, porque acreditam no nosso trabalho e ajudam a levar a literatura para mais pessoas”, completa.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?