Quem visita a feira pode conhecer de perto como a piscicultura movimenta o agronegócio e leva sabor à mesa dos catarinenses
Entre tanques e demonstrações, o público que visita a Efapi do Brasil descobre um universo de trabalho, dedicação e sabor. A piscicultura, presente entre as atrações do parque, mostra a força das famílias rurais e o potencial produtivo das águas catarinenses, que abastecem mercados e inspiram novas gerações no campo.
A exposição de piscicultura na Efapi do Brasil encanta os visitantes com uma verdadeira imersão no mundo aquático. O espaço apresenta mais de 1.000 quilos de peixes, distribuídos em aquários temáticos que reúnem desde espécies exóticas até exemplares nativos e comerciais, como carpa-capim, cascudo, tilápia-do-nilo, pintado, carpa colorida e pacu, entre outros. A mostra é uma parceria com a Associação de Piscicultores de Chapecó, que leva ao público a diversidade da produção regional, com 50 espécies exóticas e 20 espécies nativas e comerciais, tornando-se um dos ambientes mais admirados da feira.
A família do bairro Efapi aproveitou o domingo para visitar a feira. Segundo o casal Noemi e Rômulo, o evento está lindo e com grande diversidade. No pavilhão da piscicultura, eles ficaram encantados com as cores e tamanhos dos peixes. A feira está linda e esse pavilhão também. Os peixes são um atrativo a mais e as crianças adoram. Nossa filha, Melissa, ficou encantada, destaca Noemi.
Vida marinha
Um dos atrativos do espaço também fica por conta dos animais de vida marinha: polvo, moreia, peixe-linguado, peixe-palhaço, baiacu e ermitões completam os aquários dos peixes exóticos. Outra novidade são os tubarões de água doce, que completam o mix de espécies.
O expositor Paulo César Antunes, que desde 2017 participa da feira, afirma que o foco em cada edição é trazer algo diferenciado. Todo ano trazemos várias novidades, e nesta edição a novidade é a vida marinha, além dos peixes ornamentais, diz.
Ele explica que é possível ter em casa animais de vida marinha, desde que se sigam alguns cuidados básicos e outros específicos. A pessoa que adquire um aquário de água salgada passa por um treinamento. Mas hoje, com a tecnologia, o aquarismo também tem novidades que facilitam a nossa vida, destaca.
Mais do que um espaço para contemplar, a piscicultura na Efapi do Brasil convida o público a valorizar a produção local, conhecer o potencial do setor e vivenciar um momento de conexão e encantamento.
"A piscicultura é um dos espaços que mais encantam os visitantes. A beleza das espécies expostas, aliada ao crescimento do setor na região, reforça a importância dessa atividade que movimenta a economia local", destaca o presidente da Comissão Central Organizadora, Felipe Balzan.