Recurso será destinado à reforma da Casa de Apoio, melhorando o acolhimento e o conforto das pacientes atendidas pela instituição
A Prefeitura de Chapecó vai repassar R$100 mil à Rede Feminina de Combate ao Câncer, valor que será destinado à reforma da Casa de Apoio, localizada ao lado da sede da entidade. A assinatura do termo de repasse ocorreu nesta quarta-feira, 15, no Parque Desbravalley, instalado dentro do Parque da Efapi do Brasil 2025. O projeto de lei que autoriza o repasse será encaminhado ao Poder Legislativo Municipal e, tão logo seja aprovado, o recurso será liberado para a execução das melhorias.
Rede Feminina reforça acolhimento e cuidado
Segundo Nelci Lanzarini Rigo, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, o investimento será fundamental para aprimorar o espaço que recebe diariamente pacientes de Chapecó e região. Toda e qualquer ajuda que a gente recebe é muito importante. Esse recurso vindo do poder público vai melhorar as aberturas das janelas e oferecer mais conforto às pacientes, destacou Nelci.
A presidente explica que a Casa de Apoio hospeda, de segunda a sexta-feira, mulheres que vêm de outras cidades para realizar tratamento em Chapecó. O espaço tem capacidade para atender até 28 pacientes, com pernoites e transporte até o hospital para receber atendimento.
Além disso, o Programa Acolher atende cerca de 300 mulheres residentes em Chapecó, oferecendo terapias, apoio psicológico, visitas domiciliares e hospitalares. A Rede também mantém o Grupo Provim (Programa Viver Melhor), formado por mulheres mastectomizadas que seguem em acompanhamento e convivência após o tratamento. Atualmente, a instituição conta com 90 voluntárias e 16 colaboradores.
Prefeito destaca resultados da saúde pública feminina
Durante a assinatura do termo, o prefeito João Rodrigues ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Rede e destacou os avanços da saúde pública municipal na área de prevenção.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer faz um trabalho extremamente importante em Chapecó. Vamos firmar esse convênio de repasse de R$100 mil para apoiar as atividades da entidade, comentou. João Rodrigues também ressaltou a importância de Chapecó ter zerado todas as filas de exames de mamografia e ultrassonografia para mulheres na rede pública municipal.
Isso é fruto do trabalho preventivo e do envolvimento de instituições como a Rede Feminina, afirmou o prefeito. A vereadora Elisiani Sanches destacou que o projeto de repasse, assim que der entrada no Poder Legislativo, será votado com a devida urgência, garantindo celeridade às obras na Casa de Apoio. O incentivo do poder público faz toda a diferença, especialmente para quem já enfrenta lutas como as pacientes da Rede Feminina, comentou.
Reconhecimento e apoio da Efapi do Brasil 2025
O presidente da Comissão Central Organizadora da Efapi do Brasil 2025, Felipe Balzan, também participou da solenidade e reforçou o papel social da feira. A Efapi é um evento que celebra o desenvolvimento, mas também a solidariedade. É um orgulho poder presenciar a assinatura de um repasse tão importante para uma instituição que transforma vidas todos os dias, destacou.
Histórias que inspiram
Entre as mulheres que frequentam a Rede está Terezinha da Silva Neves, moradora de Chapecó há 21 anos, que superou o câncer e hoje participa ativamente do Grupo Provim.
Eu frequentava a Rede para fazer o preventivo e, depois que tive o câncer, as mulheres me convidaram para o Grupo Provim. Toda semana temos encontros, palestras e momentos de confraternização. A Rede acolhe com carinho, sempre tem um lugar para mais uma. É um espaço de amor e de apoio verdadeiro, contou emocionada.