Presença e integração das forças de segurança garantem resultado exemplar nesta edição
A Efapi do Brasil 2025 caminha para o encerramento com um resultado extraordinário também na área da segurança: zero furtos de celulares e nenhuma ocorrência relevante registrada até o momento. O feito reforça o sucesso do trabalho preventivo e da integração entre todas as forças de segurança envolvidas, garantindo um evento tranquilo e seguro para os mais de 200 mil visitantes que já passaram pelo Parque Dr. Valmor Ernesto Lunardi.
Desde o início da feira, o trabalho conjunto entre a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Estadual, SAER, Caoagro, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e o Departamento de Administração Socioeducativa (Dease), além da segurança privada, tem sido decisivo para manter a ordem e o bem-estar do público.
O coordenador de Segurança da feira e presidente do Conselho Municipal de Segurança, Márcio Bueno, destaca o resultado. A delegacia instalada dentro do parque não registrou nenhum boletim de ocorrência. Não tivemos furtos de celulares nem situações de grande relevância. Apenas pequenas brigas pontuais, rapidamente controladas pelas equipes de segurança particular, Polícia Militar e Guarda Municipal. Isso mostra o comprometimento e a eficiência de todas as forças de segurança que atuam na Efapi, enfatiza.
Prevenção e planejamento
Bueno lembra que inteligência, integração e investimento são pilares fundamentais para alcançar resultados como este. Ele destaca o papel do Conselho de Segurança do município de Chapecó, que promove a união das instituições e o alinhamento das estratégias preventivas. A atuação integrada é o que garante um ambiente seguro, tanto no município quanto aqui na Efapi. Esse trabalho coletivo é o grande diferencial que faz com que possamos oferecer uma feira tranquila e segura para todos, conclui Bueno.
O secretário de Segurança Pública, Clóvis Leuze, reforça a presença dos agentes de segurança pública e os profissionais de segurança privada, que, diariamente, são responsáveis pela promoção da ordem pública e proteção durante a feira. O parque conta com 60 câmeras de videomonitoramento 24h, além de câmeras de reconhecimento facial nos acessos. Além, do monitoramento através da Polícia Penal, de pessoas que encontram-se na condição de monitoração eletrônica (tornozeleira eletrônica) e um ônibus da Polícia Científica para casos suspeitos de atuação de substâncias ilícitas, tudo isso contribui para a segurança dos visitantes e expositores, contextualiza Leuze.
O presidente da Efapi do Brasil, Felipe Balzan, destaca o trabalho exemplar das equipes de segurança durante o evento. A segurança tem sido um dos grandes destaques desta edição. Até o momento, não tivemos registro de furtos de celulares, o que demonstra a eficiência das ações preventivas e a integração entre as forças de segurança. A Efapi do Brasil está segura, bem monitorada e sendo atendida com excelência pela Guarda Municipal, Polícia Militar e demais equipes que atuam diariamente para garantir a tranquilidade de todos os visitantes, ressalta.