Background

Notícias

Efapi do Brasil celebra campeões do torneio leiteiro com o tradicional banho de leite

Compartilhar

A tarde de sábado (18) foi marcada pelo tradicional torneio leiteiro na Efapi do Brasil. Os grandes campeões celebraram as vitórias com um banho de leite

O agronegócio, um dos pilares da Efapi do Brasil, movimentou a feira com uma programação intensa e cheia de tradições. Entre os destaques, o banho de leite celebrou os grandes campeões do torneio leiteiro, um dos momentos mais esperados do evento.

Na reta final da feira, o presidente da Associação Catarinense de Bovinos (ACCB), Enedi Zanchet, destacou o encerramento dos julgamentos de bovinos e a expectativa em torno das últimas competições. Segundo ele, na manhã deste sábado (18) foi concluído o julgamento da raça Holandesa, e à tarde, o da raça Jersey.

Quantidade e qualidade

O torneio leiteiro, conforme o presidente, é uma competição à parte, que analisa não apenas a quantidade, mas também a qualidade do leite produzido. “É feito um exame do leite para avaliar sólidos, proteínas e gordura. Então, é diferente da competição de pista, onde se comparam os animais”, detalhou.

Ele destacou que a disputa é dividida em duas categorias: até 36 meses (animais jovens) e acima de 36 meses (adultos), premiando o campeão e o reservado de cada uma. “Na raça Jersey, a vencedora na categoria até 36 meses produziu 38,8 litros, e a adulta alcançou 58,7 litros ao longo de um dia”, informou.

Tradicionalmente, o encerramento é marcado pelo famoso “banho de leite”, momento simbólico de comemoração onde os vencedores se posicionam no meio da pista para celebrar a conquista.

Ao avaliar o conjunto dos julgamentos, ele ressaltou o alto nível dos animais e o reconhecimento nacional da feira. “A Efapi é o último evento do ano, e todos que buscavam pontuação nacional vieram participar. O que há de melhor no país está aqui”, concluiu.

Durante a celebração dos campeões do gado leiteiro na Efapi 2025, o Secretário de Agricultura e coordenador do agronegócio, Mauro Zandavalli, agradeceu aos expositores e participantes pelo alto nível dos animais apresentados. “Parabéns a todos vocês, que são a razão da existência das feiras”, declarou.

Palavras do campeão

O agricultor Juliano Petri, de Seara (SC), comemorou os resultados obtidos na Efapi 2025, onde duas vacas de sua propriedade foram premiadas no torneio leiteiro. Petri, que administra a propriedade na Linha Caçador desde 2010, iniciou a atividade com gado holandês em 2019, após anos dedicados à criação da raça Jersey.

“Essas duas vacas foram campeãs do torneio leiteiro. Uma delas foi terceira colocada de categoria e já havia sido grande campeã em Pinhalzinho, sendo reconhecida como a melhor vaca jovem do estado. A outra, de cinco anos, foi reservada nesta exposição”, contou Juliano.

Produção

Segundo o produtor, as vacas produziram entre 42 e 50 litros de leite durante as medições, mesmo sem preparação específica para o torneio. “Elas vieram direto da rotina da propriedade. Em casa, produzem mais, mas o ambiente novo exige adaptação. Mesmo assim, ficamos muito satisfeitos com o resultado”, destacou.

A propriedade da família Petri, com cerca de 30 vacas em ordem e pouco mais de 20 novilhas, vem ganhando destaque nas exposições. “Nós fomos reconhecidos como criador jovem e melhor expositor jovem desta edição da Efapi. Isso mostra a evolução do nosso trabalho com genética e a melhoria constante do plantel”, afirmou.

Participante de feiras desde 2019, Juliano elogiou o nível da competição. “Quem queria ver gado bonito e bem preparado encontrou aqui na Efapi. O nível dos animais está muito alto, do primeiro ao último colocado. Estão todos de parabéns”, destacou.

Mesmo diante das dificuldades, Juliano mantém o otimismo. “Com o avanço da genética, temos visto bons resultados. Isso nos motiva a seguir melhorando a produção e acreditando no futuro do leite”, concluiu o produtor, ao lado de suas vacas campeãs Kika e Confiança.

EFAPI DO BRASIL

Quando: 10 a 19 de outubro

Onde: Parque de Exposições Dr Valmor Ernesto Lunardi, no bairro Efapi, Chapecó

Expositores: 625 (crescimento de 25%)

Área do Parque: 222 mil metros quadrados

Área de exposição: 45 mil metros quadrados

Público estimado: 500 mil

Previsão de negócios fechados e prospectados durante a feira: R$ 800 milhões (crescimento de 33%)

Shows nacionais na Concha Acústica: 22 (quatro dias pagos e seis gratuitos)

Entrada na Feira: Gratuita

Atrações: Salão do Imóvel, Salão do Automóvel, Feira Desbravalley, Feira do Comércio, Artesanato, Exposição de Máquinas Pesadas e Máquinas Agrícolas, Parque de Diversões, Rodeio Country, Exposição Nacional da Raça Angus, Exposição de Raças de Gado de Corte como Braford, Hereford, Brangus e Ultrablack, Etapa Nacional do Gado Jersey, Etapa Nacional do Gado Holandês, Exposição e Julgamento de Ovinos e Caprinos, Pavilhão da Piscicultura, Hipismo e Mini Mundo Rural

Realização: Prefeitura de Chapecó e Comissão Central Organizadora

Patrocínios: Aurora, Governo do Estado de Santa Catarina, Governo do Brasil, Caixa Econômica Federal, Coperativa Alfa, Banco Safra, Cresol, Sicoob MaxiCrédito, Via Atacadista, Havan, Macromaq, KTO, Grupo Bugio, Sicredi, Textiloeste, Bigolin, Tozzo Alimentos, Henn, Master Cook.

Apoio: Sebrae, Unochapecó, Unimed, Alesc

Site: www.efapidobrasil.com.br

SHOWS

10/10 (gratuito) THIAGUINHO; CHAPELEIRO MALUCO

11/10 OS CARAS DO ARROCHA, HUGO E GUILHERME, GRELO;

12/10 ZÉ NETO E CRISTIANO, CORPO E ALMA, DIEGO E VICTOR HUGO

13/10 (gratuito) EDUARDO COSTA, DIEGO E DANIMAR

14/10 (gratuito) ALEXANDRE PIRES

15/10 (gratuito) MAIARA E MARAÍSA, MATOGROSSO E MATHIAS, PEDRO HENRIQUE E JOÃO VITOR

16/10 (gratuito) CPM 22, REAÇÃO EM CADEIA, GAROTOS DA RUA

17/10 GUSTTAVO LIMA

18/10 ALOK, HENRIQUE E JULIANO

19/10 (gratuito) THIAGO CARVALHO, LEONARDO

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?