Competição reuniu 171 exemplares que evidenciaram o alto nível da pecuária leiteira e o trabalho dos criadores no aprimoramento das raças
O julgamento do gado adulto das raças Holandesa e Jersey foi um dos grandes momentos do setor agropecuário neste sábado (18), durante a Efapi do Brasil 2025. A competição reuniu 84 vacas da raça Holandesa e 87 da raça Jersey, que encantaram o público e o jurado pela qualidade genética, conformação e desempenho produtivo.
O julgamento foi conduzido por Maurício Luiz da Rosa Santolin, empresário, consultor em marketing digital, comunicador e zootecnista, que avaliou detalhadamente cada animal na pista. Segundo ele, o nível técnico dos exemplares apresentados demonstra a seriedade e o investimento dos criadores.
As vacas que vimos hoje representam o que há de melhor em genética leiteira no país. São animais de muita potência, angulosidade e excelente aptidão leiteira. O sistema mamário, em especial, se destacou pela correção e aderência, características fundamentais para vacas produtivas, longevas e saudáveis, ressaltou Santolin.
Raça Holandesa
Na categoria Holandesa adulta, a grande campeã foi uma vaca de 5 anos do criador Carlos Jacob Wallauer, de Salvador do Sul (RS), que defendeu o título conquistado em outras grandes exposições, incluindo a Expointer. O jurado destacou a harmonia e o equilíbrio do animal vencedor:
Essa vaca representa exatamente o que buscamos na pista: equilíbrio em toda a estrutura, movimento suave, força leiteira e um sistema mamário espetacular, extremamente irrigado e bem aderido ao corpo. É um exemplo de funcionalidade e longevidade dentro da raça Holandesa, avaliou Santolin.
A reservada grande campeã e o terceiro lugar ficaram com exemplares dos criadores Carlos e Euclides Cassiano, de Jaborá (SC), que também apresentaram animais de alto nível genético
Diversas conquistas
Pela primeira vez participando da Efapi, o cuidador da cabanha, Adriano Schu, de Salvador do Sul (RS), saiu da feira com motivo de sobra para comemorar. Ele conquistou os principais títulos de morfologia das raças Jersey e Holandesa, além do cobiçado troféu de Suprema das Raças, que consagra a melhor vaca da feira.
Fizemos a grande campeã no Jersey, no Holandês e a Suprema das Raças, que é a melhor vaca da feira em morfologia, explicou Adriano, destacando que a avaliação leva em conta as características físicas e estruturais dos animais. É o título máximo dentro da exposição, completou.
Segundo o ele, as conquistas são resultado de muito esforço e dedicação. É o trabalho sendo reconhecido. São dias e meses de preparo, participando de outras exposições, cuidando de cada detalhe. Ver esse reconhecimento é muito gratificante, afirmou.
Além do prestígio, os resultados também valorizam o plantel. Agrega bastante no valor dos animais, sim. Cada prêmio é um reflexo da qualidade genética que a gente busca aprimorar, destacou Adriano.
Sobre a experiência na feira, o Adriano elogiou a organização e o acolhimento em Chapecó. Foi nossa primeira vez na Efapi, uma feira muito legal, bem aconchegante e maravilhosa. Com certeza queremos voltar, concluiu.
Fortalecimento da pecuária leiteira
O secretário de Agricultura e coordenador do Agronegócio da Efapi 2025, Mauro Zandavalli, destacou a importância do julgamento para o fortalecimento da pecuária leiteira e o reconhecimento do trabalho dos criadores.
Minha avaliação é extremamente positiva. Nossos expositores estão muito contentes, e tivemos uma preocupação especial em oferecer boas condições aos produtores e aos animais. O bem-estar animal foi um dos critérios mais rigorosos adotados pela Secretaria, e o resultado está na qualidade do que foi apresentado na pista, afirmou Zandavalli.
Raça Jersey
Na categoria vaca adulta da raça Jersey, o título de grande campeã ficou com o animal de propriedade de Carlos Jacob Wallauer, de Salvador do Sul (RS), que se destacou pela excelente conformação e equilíbrio funcional.
A posição de reservada de campeã foi conquistada pelo exemplar de Gerzy Ernesto e Ângela Maraschin, de Santa Rosa (RS), que apresentou notável qualidade leiteira e harmonia de formas.
Em terceiro lugar, ficou o animal de José Tenfen, de Braço do Norte (SC), completando o pódio com uma vaca de destaque pelo conjunto e produtividade.
A Efapi do Brasil 2025 mostra, mais uma vez, que o campo é sinônimo de excelência e dedicação. O evento celebra a força do produtor rural, a qualidade genética do rebanho e o papel essencial da pecuária leiteira no desenvolvimento de Chapecó e de toda a região.