No Centro Tecnológico de Inovação, Educação e Esporte Casildo João Maldaner, conhecido como Multiuso do bairro Thiago, os estudantes estão se aventurando no universo da animação por meio da técnica do Stop Motion. Essa técnica permite que os alunos fotografem objetos ou personagens em diferentes posições, combinando as imagens para criar a ilusão de movimento.
A atividade, desenvolvida pela professora de Arte, Aryana Rech, foi realizada com as turmas do período integral e teve como objetivo apresentar aos estudantes o funcionamento dessa indústria cinematográfica. Eles amam os desenhos animados e os animes, mas não entendem como são feitos. Então, com as atividades desenvolvidas, compreenderam como eram produzidas as animações tradicionais, desde o início da história, com a invenção da animação, até o advento da fotografia, que ajudou bastante nesse processo, detalhou a professora.
Ao aplicar essa técnica, as crianças não apenas aprendem sobre o processo de animação, mas também se tornam autoras de suas próprias narrativas, desenvolvendo habilidades importantes, como a criatividade e a coordenação motora fina. Estamos produzindo mini curta-metragens. Os estudantes constroem o roteiro e fazem a captura das fotos com o aplicativo de stop motion. Nesse processo, a criatividade aparece na criação da narrativa, na elaboração do cenário e dos movimentos, e a coordenação motora fina é estimulada à medida que manipulam os bonecos e percebem o movimento acontecer, explicou Aryana.
A técnica de stop motion é, sem dúvida, uma forma lúdica de ensinar, permitindo que os alunos explorem sua criatividade de maneira prática e inovadora. Ao fazer isso, o CTIEE Casildo Maldaner oferece aos estudantes uma experiência única, que combina arte, tecnologia e educação., afirmou a secretária de Educação, Astrit Tozzo.