Kauana Arruda Alves e Ismael Benjamim Werle, atletas do Centro de Referência de Chapecó, foram convocados para participar do camping escolar regional promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento será realizado na cidade de Blumenau, entre os dias 19 e 25 de outubro, com a participação de jovens atletas e treinadores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Os atletas chapecoenses, que competem na modalidade de atletismo, estão alojados no Complexo do SESI e participarão de uma semana intensa de treinamento ao lado de competidores das modalidades de atletismo, natação e tênis de mesa.
O objetivo do camping escolar promovido pelo CPB é proporcionar aos jovens atletas, entre 11 e 17 anos, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento. A iniciativa busca lapidar talentos, oferecendo treinamento intensivo, avaliações físicas e funcionais, além da oportunidade de vivenciar uma rotina completa que inclui treinos, palestras e acompanhamento por uma equipe multidisciplinar.
Durante o camping, os jovens são submetidos a uma rotina semelhante à de atletas de elite, com treinos rigorosos, avaliações detalhadas e acompanhamento de profissionais especializados em diversas áreas do esporte. O projeto tem como meta desenvolver o potencial esportivo desses atletas, preparando-os para formar as próximas gerações do movimento paralímpico brasileiro.
Além do treinamento físico, o camping oferece palestras sobre temas importantes, como o Programa Bolsa Atleta e psicologia esportiva, além de avaliações realizadas pela equipe de Ciências do Esporte do CPB. A convivência e troca entre jovens de diferentes regiões também são valorizadas, fortalecendo a experiência esportiva e promovendo a inclusão.
Essa é uma oportunidade única para Kauana, Ismael e demais participantes vivenciarem a dedicação, disciplina e motivação necessárias para o sucesso no esporte paralímpico, construindo um futuro promissor para suas carreiras.