Background

Notícias

Vigilância Sanitária de Chapecó garantiu segurança alimentar na Efapi 2025

Compartilhar

A Prefeitura de Chapecó, por meio da Vigilância Sanitária, vinculada à secretaria de Saúde, garantiu a segurança alimentar das 441 mil pessoas que passaram pela Efapi do Brasil, durante dez dias.

O trabalho técnico e integrado da equipe de fiscais, serviços de alimentação, prestadores de serviço, comissão gastronômica da feira e outras vigilâncias municipais, resultou em um evento seguro, com altos padrões sanitários e sem intercorrências relacionadas à alimentação.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues ressaltou o trabalho e o cuidado da saúde pública, para garantir a qualidade da alimentação na feira.

“Chapecó mostrou mais uma vez que sabe fazer grandes eventos com organização e cuidado com as pessoas. A secretaria de Saúde e a vigilância tiveram um papel fundamental para garantir a tranquilidade dos expositores e visitantes. A Prefeitura conta com servidores que fazem a diferença, sendo motivo de orgulho para toda a nossa gestão e para a cidade”, afirmou o prefeito.

Para o secretário de Saúde, João Lenz, o resultado positivo das ações demonstra a importância da atuação preventiva e da competência da equipe da Vigilância Sanitária de Chapecó:

“A EFAPI recebeu milhares de pessoas por dia, o que exigiu um trabalho rigoroso de vigilância e controle. A atuação da nossa equipe foi exemplar, garantindo a segurança alimentar e evitando riscos à saúde da população. Esse é um exemplo claro de que planejamento e responsabilidade geram resultados concretos”, enfatizou o secretário.

A coordenadora da Vigilância Sanitária (VISA), Veridiane Alba, ressaltou que o sucesso das ações foi fruto de um trabalho coletivo e de uma estratégia preventiva bem estruturada:

“Atuamos de forma planejada e integrada, com ações de orientação, capacitação e monitoramento diário. Tivemos mais de 550 inspeções, acompanhamos todos os serviços de alimentação e garantimos um ambiente seguro. O reconhecimento desse trabalho reforça a importância da Vigilância Sanitária como uma aliada da saúde pública e da confiança da população”, destacou Veridiane.

Ações preventivas

Nas semanas que antecederam a feira, a equipe da VISA Chapecó realizou um amplo trabalho de orientação e capacitação, promovendo a segunda edição do treinamento em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, ministrado pela equipe da VISA de Chapecó. O treinamento contou com a participação de mais de 150 profissionais, tanto de forma presencial quanto online.

O contato prévio com as Vigilâncias Sanitárias dos municípios de origem das empresas participantes permitiu conhecer antecipadamente os serviços que atuariam na feira, garantindo que todos os serviços e produtos estivessem em conformidade com os padrões sanitários exigidos em Chapecó,

Durante os dez dias de evento, as equipes estiveram diariamente no parque, realizando mais de 550 inspeções sanitárias, acompanhando desde o recebimento e armazenamento dos alimentos até o preparo e a destinação final dos resíduos.

Foram monitorados 64 serviços de alimentação e manipulação de bebidas, com coleta e guarda diária de amostras para análise em caso de suspeita de contaminação.

O balanço final aponta ainda 5 descartes matéria prima, 2 infrações e a coleta de mais de 550 amostras de alimentos e 110 amostras de bebidas destiladas.

O trabalho exemplar da Vigilância Sanitária de Chapecó reforça o compromisso da Prefeitura com a segurança, a qualidade e o bem-estar da população, garantindo que eventos de grande porte, como a EFAPI, continuem sendo referência em saúde pública e gestão responsável.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?