Background

Notícias

Rabisco que contam histórias: crianças do CEIM Juliana Sive descobrem a história da escrita

Compartilhar

No CEIM Juliana Sive, a turma do Maternal 3 está embarcando em uma jornada literária repleta de criatividade, com a construção de um livro autoral. Sob a orientação da professora Débora de Azevedo, as crianças estão explorando o universo da escrita de uma forma única e envolvente. O projeto começou com uma atividade de exploração sobre a história da escrita e o reconhecimento dos nomes próprios, despertando a curiosidade dos pequenos sobre como as palavras ganham significado.

Logo, a experiência se expandiu para o mundo dos livros. As crianças descobriram como os livros são feitos, quem são os responsáveis por suas criações e quais histórias eles contam. “Através das letras, íamos contando as histórias, observando a capa do livro, o que estava escrito, quem havia escrito a história”, explicou a professora. Um dos momentos mais marcantes do projeto foi a visita especial de uma autora de livros infantis, que contou como as histórias são escritas, de onde vêm as ideias e mostrou os livros que já escreveu. Esse encontro deu início à construção coletiva do livro da turma.

“O nosso livro conta a história de um lobo mau, mas que não era tão mal assim, e que sofreu um acidente e se machucou. Nós, como amigos do lobo, estamos ajudando ele a melhorar”, conta a professora Débora. Atualmente, as crianças estão dedicadas à produção das ilustrações que darão vida às páginas da história que escreveram em conjunto. “Todas as ilustrações são das crianças. Agora estamos criando os personagens principais da história, que são as crianças da nossa turma”, concluiu a professora.

“A construção de um livro fortalece o vínculo das crianças com a literatura desde pequenos, ao mesmo tempo que desenvolve habilidades essenciais, como a colaboração, a expressão artística e a valorização da identidade. Parabéns a professora Débora pelo trabalho desenvolvido”, destacou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?