O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comde) realizou encontro na tarde desta quarta-feira (29), em comemoração aos seus 20 anos. A roda de conversa aconteceu no Centro de Eventos e reuniu autoridades e conselheiros.
O evento foi aberto com duas apresentações culturais: coral da Adevosc e balé de integrantes da Escola de Artes de Chapecó com parceria da Secretaria Municipal de Cultura. Logo após, foi feita abertura com a presença de autoridades e roda de conversas com os conselheiros Domingos Montagna, Gilmar Cortina, Paulo Martins, Márcio Corrêa e Elias do Nascimento Júnior.
O Comde é um órgão permanente, de composição paritária, de caráter deliberativo, consultivo, propositivo e fiscalizador da política municipal da pessoa com deficiência, vinculado à Secretaria da Família e Proteção Social, sendo composto por 11 conselheiros governamentais titulares com seus respectivos suplentes e 11 conselheiros não-governamentais titulares e respectivos suplentes totalizando 24 membros.
O secretário da Família e Proteção Social, Luciano Huning, disse que este espaço democrático tem a finalidade de promover debates e discussões, oportuniza aos usuários, entidades, gestores e outros atores, pensarem juntos estratégias para a execução de políticas voltadas para a defesa de direitos das pessoas com deficiência.