Os aromas e sabores das plantas serviram de inspiração para um projeto desenvolvido pelas turmas do 1º ano da EBM Manira Terezinha Clenis Sarquis Sartori, apresentado em uma feira de ciências promovida pelos estudantes.
O tema foi escolhido por sua relevância no cotidiano das pessoas. Afinal, o olfato e o paladar são sentidos fundamentais na experiência sensorial humana, influenciando não apenas as escolhas alimentares, mas também aspectos da saúde, das emoções e do bem-estar.
A vice-gestora da escola, Maria Ilone Moreira, explica que o projeto vem sendo desenvolvido desde o início do ano letivo, envolvendo todas as turmas do 1º ano. Cada professor trabalhou um tema com as crianças, desde os temperos utilizados na cozinha e os chás medicinais até elementos da natureza ligados ao cuidado com o corpo, como a argila e o escalda-pés. Também exploramos como esses componentes se transformam em perfumes. Hoje, na feira de ciências, é o momento de compartilhar essas experiências entre as turmas e com as famílias, relatou.
A iniciativa também faz parte das ações do Projeto Afetividade para Reaprender (PARE), que busca integrar diferentes aspectos do aprendizado escolar com o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.
A professora do PARE, Rafaelly Cesar, destacou a importância das atividades realizadas durante as aulas. Acreditamos que tudo pode começar com uma história. Por isso, em cada turma, produzimos um livro com as crianças, registrando as etapas de cada produção. Nesse processo, elas escreveram, compreenderam os usos e a importância da pontuação, expressaram sentimentos e descreveram sensações, contou.
Segundo Maria Ilone, o projeto também contribui diretamente para o processo de alfabetização. Tudo o que foi desenvolvido envolveu leitura, escrita e produção textual das crianças. Foi um trabalho coletivo, que também estimulou valores como o cuidado, a cooperação e o cumprimento dos combinados, completou.
Entre as produções apresentadas na feira, destacam-se sabonetes artesanais, argilas e perfumes naturais. O estudante Enzo Gabriel do Nascimento contou como foi participar da experiência. Nós fizemos sabonete de glicerina com água quente, chia e argila. Ele pode ajudar na cicatrização e na limpeza da pele. Também ficou muito cheiroso!, descreveu, orgulhoso.
Quando as crianças exploram os sentidos, aprendem por meio da curiosidade e da experimentação, ampliando suas experiências e construindo saberes de forma significativa. Esse processo fortalece o aprendizado, o vínculo com a escola e com os colegas, além de contribuir diretamente para a alfabetização, etapa essencial nessa fase do desenvolvimento. Parabenizo todos os professores pela dedicação e pela qualidade do trabalho realizado, afirmou a Secretária de Educação, Astrit Tozzo.