Background

Notícias

Projeto da Prefeitura de Chapecó tem grupos de treinamento com idosos para competições

Compartilhar

A Prefeitura de Chapecó é um dos modelos para o país no atendimento a idosos, com a Cidade do Idoso e o Programa Superidade, que tem aulas em vários bairros da cidade e beneficia cerca de 1,5 mil pessoas, proporcionando melhor qualidade de vida através do esporte. O coordenador do Programa Superidade, Sílvio Faccin da Rosa, disse que em 2025 foram incluídas duas modalidades visando uma melhor preparaçāo para os Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI): a modalidade de Beach Tennis e treinamento para corridas e maratonas .

“Atualmente as duas modalidades somam 40 atletas e os treinamentos, assim como as aulas, são totalmente gratuitos e acontecem na Arena Prime e no Ecoparque. O treinamento para corridas visa preparar os atletas para a modalidade de atletismo dos Jasti e o Beach Tennis também faz parte da programação dos Jasti . Em 2025 ficamos em segundo lugar no geral no Atletismo masculino”, disse Sílvio

A aposentada Sueli Nottar, 67 anos, que ainda trabalha como costureira, participa do grupo de corrida. Ela começou a fazer atividades com os grupos da Prefeitura há três anos, no Ecoparque, e há quase um ano entrou no grupo de competição. Com menos de dois meses de treinamento, já ficou em quinto lugar em sua categoria, no ano passado, na corrida rústica promovida pela Polícia Militar.

“O meu sonho era correr e o resultado foi muito bom, fiquei entre os primeiros e apareci no jornal. A corrida também traz muitos benefícios, tanto no aspecto mental, quanto no aspecto físico. Ela beneficia a coordenação motora e e a saúde, pois não tomo remédios e não tenho problemas de pressão alta e diabetes. Minha meta agora é melhorar meu tempo”, disse Sueli.

O professor de educação física Thales Martini disse que alguns dos idosos atletas, entre elas a Sueli, já faziam atividades com o professor Álvaro Cesar, da equipe multidisciplinar do Posto de Saúde Norte.

“Nós unimos as atividades e além da Saúde focamos nos resultados esportivos. O nosso não é um grupo de caminhada, é um grupo de corrida, que tem com o objetivo prepará-los para competições. Nos JASTI as categorias são de 60 a 69 anos e mais de 70 anos. Já nas corridas as categorias geralmente são de cinco em cinco anos”, disse Thales.

O professor do Beach Tênis, Sanderson Fortes, disse que a modalidade é uma febre nacional e que atraiu também os idosos, por isso a secretaria de Esportes e Juventude decidiu oferecer aulas gratuitas da modalidade pera esse público.

Quem tiver interesse basta procurar a secretaria de Esportes e Juventude. Informações pelo telefone 3330-8600.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?