O Clube de Astronomia e Astronáutica da Rede Municipal de Ensino de Chapecó, Desbravadores do Universo, promoveu o primeiro Festival de Foguetes. O objetivo do evento foi incentivar o desenvolvimento de conhecimentos relacionados à astronomia e à astronáutica.
O evento contou com a participação de aproximadamente 150 estudantes das escolas integrantes das salas EITC. Ao longo do ano, esses alunos participaram de diversas atividades voltadas à temática espacial, com foco especial na astronáutica, estudando conceitos fundamentais e construindo foguetes didáticos feitos com garrafas PET, ar comprimido e água.
O Festival de Foguetes seguiu os moldes da Olimpíada Brasileira de Foguetes, evento de alcance nacional, e serviu como uma preparação para a edição das Olimpíadas que acontecerá no próximo ano. O dia foi marcado por muita empolgação e espírito de equipe, com os grupos buscando alcançar as maiores distâncias possíveis com seus foguetes.
Para Astrit Tozzo, Secretária de Educação, o Festival de Foguetes possibilitou que os estudantes vivenciassem uma experiência que foi além da competição. Essa atividade contribuiu para o desenvolvimento de diferentes habilidades como a comunicação, a resolução de problemas e a responsabilidade. Ao construir e lançar seus próprios foguetes, nossos estudantes uniram criatividade, raciocínio e cooperação, aplicando conceitos científicos de forma prática e divertida, vendo que aprender pode ser uma aventura compartilhada destacou.
O resultado oficial do Festival será divulgado no dia 12 de novembro, no Centro de Eventos, ocasião em que serão premiadas as três maiores distâncias alcançadas nas categorias nível 2 e nível 3, além do foguete mais estiloso.