Na EBM Cívica de Inovação e Tecnologia Eli Maria Bellani, as turmas de 6º ano participaram de um projeto voltado à organização dos cadernos no componente curricular de Língua Portuguesa, sob a mediação da professora Jucinara Vaz dos Santos.
A proposta teve como objetivo estimular o aprendizado dos estudantes, fortalecer a autoestima e motivar atitudes positivas, como o esforço, a dedicação e a responsabilidade com as tarefas escolares. Além disso, o projeto buscou incentivar o hábito de revisar constantemente os conteúdos registrados nos cadernos. No sexto ano, os estudantes se deparam com uma nova realidade, com a troca mais frequente de professores. Por isso, pensei nesse projeto com o intuito de auxiliá-los a desenvolver autonomia na organização de seus materiais. Eu verifico com eles se o caderno está em dia, se as folhas de xerox estão coladas e se os exercícios estão corrigidos, explica a professora Jucinara.
Para a estudante Ana Clara Telles, o projeto foi essencial para melhorar sua organização e seu desempenho na disciplina. Eu me esforcei muito para conquistar esse prêmio. Cuidei e organizei meu caderno, e isso me fez perceber que não posso ultrapassar a linha, que devo começar o parágrafo com letra maiúscula. Eu tinha muitas dificuldades com isso e com a Língua Portuguesa, e o projeto me ajudou muito, relata.
O encerramento do projeto foi marcado por um evento especial, que contou com a presença das famílias e de representantes da Secretaria de Educação. A mãe da educanda Bianca, Marisete Facin Pedroso, destacou a importância do momento. É uma honra para ela receber esse prêmio pela dedicação com o caderno. Isso ajudou muito, e para nós é um orgulho enorme presenciar esse reconhecimento, afirmou.
Fotos: Diego De Bastiani