Background

Notícias

Secretaria de Relações Institucionais de Chapecó cumpre agenda estratégica em Brasília

Compartilhar

Entre as pautas estão investimentos para o aeroporto de Chapecó e Delegação Administrativa do trecho urbano da BR-480


A prefeitura de Chapecó, por meio da secretaria de Relações Institucionais e Captação de Recursos (SEICAP), cumpriu nos dias 5 e 6 de novembro uma intensa agenda em Brasília-DF voltada a temas estruturantes para o desenvolvimento do município e de todo o Oeste catarinense. O secretário Cleiton Fossá esteve nos Ministérios dos Transportes e de Portos e Aeroportos, além de agendas com o Deputado Federal Valdir Cobalchini, a Senadora Ivete da Silveira e o DNIT Nacional, tratando de dois eixos centrais: investimentos para preparar o Aeroporto Serafim Enoss Bertaso para operação instrumentada e formalização da Delegação Administrativa do trecho urbano da BR-480, que liga a BR-282 ao principal acesso à cidade. Segundo Fossá, essas agendas sintetizam o papel da SEICAP: articular, abrir portas e transformar demandas em projetos concretos. “Quando a gente fala de aeroporto e de BR-480, não estamos falando só de obras: estamos falando de reduzir custos, atrair investimentos e fortalecer a economia de Chapecó e de todo o Oeste”, destacou.


Modernização do Aeroporto Municipal e operação instrumentada

Em reunião técnica na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SNAC), vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, Fossá tratou da viabilidade de implantação do Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) e de um plano integrado de ampliação e reestruturação do Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso. A modernização do aeroporto é uma pauta que Fossá defende desde o período em que atuou como vereador. Agora, à frente da articulação institucional do município, o secretário reforçou a necessidade de um projeto robusto, capaz de acompanhar o crescimento da demanda, aumentar a segurança e garantir eficiência operacional. “Um aeroporto moderno não é luxo: é infraestrutura estratégica. É a ferramenta que garante competitividade para as empresas, segurança para os passageiros e futuro para a economia do Oeste. Chapecó cresce, e o aeroporto precisa crescer junto”, afirmou Fossá.

Durante a reunião, a equipe técnica do Ministério ressaltou que a implantação do ILS exige, além do equipamento, uma série de obras estruturais, como ampliação da faixa de pista, adequações de cabeceira, áreas de escape, reconfiguração de terminal, pátio e acessos viários. A SEICAP apresentou dados, justificativas e reafirmou a disposição do Município em coordenar o processo local, inclusive com medidas urbanísticas necessárias para garantir a expansão segura da infraestrutura aeroportuária. A agenda se consolidou, já houve reunião com o Prefeito João Rodrigues e o envio da carta de manifestação de interesse, uma vez que o Ministério sinalizou em avançar com um plano integrado de modernização. Para Fossá, o avanço é fruto direto do modelo de articulação política responsável que a prefeitura de Chapecó possui.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou que o município precisa buscar os investimentos a que tem direito, por ser uma das principais cidades do Sul do país.

“Eu fui contra a concessão do aeroporto no final de 2020, pois entendia que poderíamos receber investimentos federais para ampliar ou até mudar o terminal, o que permitiria conceder para a iniciativa privada em condições mais vantajosas para o município e os usuários. Agora estamos buscando recursos pois nosso aeroporto precisa acompanhar o crescimento e a demanda da cidade e região”, disse Rodrigues.


Delegação Administrativa do trecho urbano da BR-480

Outra frente decisiva da agenda em Brasília foi o encontro no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que tratou do processo referente ao trecho urbano da BR-480, ligando a BR-282 ao trevo de entrada da cidade, ao longo da Avenida Fernando Machado. O foco foi a formalização de um Convênio de Delegação Administrativa, instrumento que permitirá à Prefeitura de Chapecó assumir a gestão, manutenção e ordenamento urbano do trecho, hoje sob jurisdição federal. De acordo com Fossá, a medida representa um salto estratégico para a mobilidade e a infraestrutura urbana: “Com a delegação administrativa, a Prefeitura passa a ter autonomia para gerir, manter e organizar o acesso à cidade, garantindo segurança jurídica e agilidade nas intervenções urbanas. Na prática, Chapecó ganha mais autonomia para planejar, ordenar e melhorar a entrada da cidade, sem depender de trâmites burocráticos federais.”

O secretário ressaltou ainda que o bom trânsito institucional em Brasília tem sido decisivo para destravar pautas sensíveis: “Essa aproximação constante com ministérios, DNIT e bancada federal é resultado de um trabalho técnico e articulado. Chapecó tem credibilidade em Brasília, e isso se traduz em resultados concretos para a população.” O processo, avançará com a complementação documental por parte do Município e a celebração formal do convênio, que permitirá à Prefeitura executar obras de melhoria, sinalização e paisagismo no principal acesso à cidade.