Background

Notícias

Projeto do CEIM Alegria do Saber promove valorização da cultura africana

Compartilhar

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, data criada para refletir sobre a luta histórica da população negra no Brasil, valorizar sua influência cultural e social e reforçar a importância da igualdade racial.

Atento à relevância desse tema, o CEIM Alegria do Saber desenvolveu um projeto institucional envolvendo todas as turmas do espaço educativo. Ao longo das atividades, foram explorados diferentes aspectos da cultura afro-brasileira e africana com o objetivo de fortalecer a autoestima das crianças e ampliar o repertório cultural de todo o grupo.

Entre as ações realizadas, as turmas trabalharam com autorretratos, contação de histórias, máscaras, grafismos africanos e propostas de expressão artística. Para encerrar o projeto, ocorreu uma batucada coletiva, na qual as crianças acompanharam a apresentação de uma roda de capoeira, experimentaram diferentes sonoridades por meio de variados objetos e dançaram.

A professora Rosângela Cristiane Werle destaca que iniciativas como essa fazem parte da rotina pedagógica da instituição. “Durante o mês de novembro desenvolvemos a temática da cultura africana e da consciência negra. Trabalhamos diversas dinâmicas com tecidos, turbantes, músicas, dança e, hoje, temos uma demonstração do jogo da capoeira para que as crianças ampliem seu repertório cultural”, ressaltou.

A secretária de Educação, Astrit Tozzo, também enfatizou a importância do projeto para a formação das crianças. “Atividades como esta reforçam o compromisso da rede municipal com uma educação que valoriza as diferentes culturas, a diversidade e a construção de relações mais respeitosas e inclusivas”, afirmou.