Verdão das Quadras garantiu vaga por fechar o Campeonato Brasileiro em terceiro lugar
A quinta-feira (20/11) ficou marcada por uma grande novidade da Prefeitura de Chapecó/Chapecoense/Unochapecó. Pela primeira vez, o futsal masculino da maior cidade do Oeste catarinense disputará a Supercopa do Brasil, único torneio do País que classifica para a Copa Libertadores da América.
O anúncio oficial ocorreu no fim da tarde, na Central de Imprensa dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) 2025, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, em Chapecó. Pelo clube, participaram do momento a diretoria comandada pelo presidente Clayton Tressoldi , colaboradores e o técnico Leonardo Schroeder. Pela administração municipal, presenças do prefeito João Rodrigues, do vice-prefeito e presidente da Comissão Central Organizadora dos JASC, Valmor Júnior Scolari, e o secretário de Esporte e Juventude, Agnaldo Pereira.
A Federação Catarinense de Futsal também esteve presente. Vieram a Chapecó o presidente Nelson Carvalho Neto e o diretor técnico José Acco Júnior. Da Unochapecó, o reitor Cláudio Jacoski e o vice-reitor José Alexandre De Toni, e, do Sicoob Maxicrédito, Paulo Soster, representaram os patrocinadores da Chapecoense no evento. A imprensa também compareceu.
A participação na Supercopa do Brasil 2026, prevista para o fim de fevereiro em local a definir, significa um marco para o futsal masculino adulto de Chapecó. O Verdão das Quadras será o primeiro time da cidade na competição. O torneio é a única forma de as equipes brasileiras chegarem ao principal certame interclubes da América do Sul: a Libertadores. Campeão e vice da Supercopa avançam à disputa continental.
A Prefeitura de Chapecó/Chapecoense/Unochapecó se garantiu na Supercopa graças ao terceiro lugar no Brasileiro. O time verde-branco ficou entre os quatro primeiros logo na estreia na competição nacional. Em princípio, os dois melhores teriam direito à vaga, mas como o Traipu, um dos finalistas do Brasileiro, já está classificado por ter vencido a Taça Brasil, a Chape Futsal acabou entrando. O outro time classificado via Brasileiro é o Atlético-PI, que está na final.
FOTO: @achapefutsal