Background

Notícias

Projeto integra robótica e inglês nas aulas do 1º ano da EBM Clara Urmann Rosa

Compartilhar

Nas aulas de Língua Inglesa da EBM Clara Urmann Rosa, os estudantes do 1º ano estão desenvolvendo um projeto de Robótica Educacional utilizando o GCompris, um software educativo que reúne jogos interativos voltados ao desenvolvimento do pensamento lógico e de habilidades cognitivas. A iniciativa busca promover o uso pedagógico das tecnologias digitais de forma significativa, incentivando a aprendizagem ativa, a resolução de problemas e a familiarização das crianças com ambientes computacionais.

A proposta, conduzida pela professora Kátia Letícia Quaresma Neves, tem apresentado resultados positivos. Segundo ela, o uso do software permite que os estudantes explorem conceitos de raciocínio lógico, coordenação motora e tomada de decisão de maneira lúdica, colaborativa e integrada aos objetivos do projeto de robótica.

“Utilizando os chromebooks, os estudantes aprenderam sobre lógica de programação associada a conceitos da língua inglesa, como up (para cima), down (para baixo), right (direita) e left (esquerda). Esse conhecimento será fundamental para a próxima etapa do projeto, que é a criação do robô”, explica a professora.

Além de aproximar as crianças do universo da programação, a iniciativa reforça o aprendizado do idioma. “Os estudantes ficaram muito entusiasmados com essa nova forma de aprendizagem, que une tecnologia aos conceitos da língua inglesa”, concluiu Kátia.

Para a secretária de Educação, Astrit Tozzo, o projeto reafirma o compromisso da rede municipal de ensino com práticas inovadoras. “O uso de tecnologias digitais demonstra o compromisso da rede com práticas que estimulam o pensamento lógico, a autonomia e a capacidade de resolver problemas, preparando nossos estudantes para o mundo e para as necessidades da nossa sociedade”, afirmou.


Fotos: Diego de Bastiani

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?