Nas aulas de Língua Inglesa da EBM Clara Urmann Rosa, os estudantes do 1º ano estão desenvolvendo um projeto de Robótica Educacional utilizando o GCompris, um software educativo que reúne jogos interativos voltados ao desenvolvimento do pensamento lógico e de habilidades cognitivas. A iniciativa busca promover o uso pedagógico das tecnologias digitais de forma significativa, incentivando a aprendizagem ativa, a resolução de problemas e a familiarização das crianças com ambientes computacionais.
A proposta, conduzida pela professora Kátia Letícia Quaresma Neves, tem apresentado resultados positivos. Segundo ela, o uso do software permite que os estudantes explorem conceitos de raciocínio lógico, coordenação motora e tomada de decisão de maneira lúdica, colaborativa e integrada aos objetivos do projeto de robótica.
Utilizando os chromebooks, os estudantes aprenderam sobre lógica de programação associada a conceitos da língua inglesa, como up (para cima), down (para baixo), right (direita) e left (esquerda). Esse conhecimento será fundamental para a próxima etapa do projeto, que é a criação do robô, explica a professora.
Além de aproximar as crianças do universo da programação, a iniciativa reforça o aprendizado do idioma. Os estudantes ficaram muito entusiasmados com essa nova forma de aprendizagem, que une tecnologia aos conceitos da língua inglesa, concluiu Kátia.
Para a secretária de Educação, Astrit Tozzo, o projeto reafirma o compromisso da rede municipal de ensino com práticas inovadoras. O uso de tecnologias digitais demonstra o compromisso da rede com práticas que estimulam o pensamento lógico, a autonomia e a capacidade de resolver problemas, preparando nossos estudantes para o mundo e para as necessidades da nossa sociedade, afirmou.
Fotos: Diego de Bastiani