A prefeitura de Chapecó, por meio da secretaria da Família e Proteção Social, realizou nesta quinta-feira (13), uma capacitação integrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para todos os técnicos dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREA). A formação foi conduzida pela psicóloga Gisely Botega, de Florianópolis, que trouxe diversos temas, reflexões e situações práticas para dialogar e discutir estratégias que fortaleçam a conexão entre os dois serviços.
A capacitação destacou a importância dos fluxos e encaminhamentos realizados do CRAS ao CREAS, reforçando que ambos devem caminhar lado a lado, construindo atendimentos alinhados, falando a mesma linguagem e mantendo uma parceria sólida para garantir um trabalho integrado e eficiente com as famílias.
O secretário da Família e Proteção Social, Luciano Huning, destacou a relevância dessas formações contínuas, que possibilitam aos técnicos aprimorar suas experiências profissionais e desenvolver um olhar cada vez mais qualificado. Segundo ele, investir em capacitações é fundamental para fortalecer um atendimento mais humanizado e acolhedor a todos os usuários atendidos pela rede no município de Chapecó.
Ele reforçou que ações como essa fortalecem o SUAS, promovem maior integração entre as equipes e garantem que as famílias recebam um acompanhamento mais completo, ágil e sensível às suas necessidades.