A Escola Parque Cidadã - EPC Cyro Sosnosky realizou, ao longo do trimestre, um projeto interdisciplinar voltado à produção de adaptações literárias e materiais em diferentes gêneros e formatos. A iniciativa envolveu conteúdos relacionados a sentimentos, datas comemorativas e obras clássicas.
As atividades envolveram turmas do 6º ao 8º ano, nos componentes curriculares de arte, língua portuguesa e língua inglesa, além de ações do projeto Clube da Leitura, promovido na sala EITC, sendo mediado pelas professoras Djúlia Laís Zilk, Daniele Klein, Gesieli Raquel Schonberger e Keila Orso.
Cada grupo produziu materiais específicos, de maneira coletiva. Os 6º anos elaboraram um livro narrativo ilustrado inspirado na obra O Monstro das Cores. Os 7º anos revisitaram contos clássicos infantis, transformando-os em notícias e produzindo marcadores de página temáticos.
Os 8º anos estudaram clássicos de suspense, mistério e ficção, criando adaptações em formato de cordel com gravuras, além de lapbooks sobre datas comemorativas de países de língua inglesa. O Clube da Leitura encerrou as atividades com a leitura de diferentes obras e a adaptação delas para dramatização.
Para a professora Daniele Klein, o projeto ampliou o olhar dos estudantes sobre a leitura e a produção artística. Durante todo o processo, foi possível perceber como nossos alunos são criativos e como se interessam por diferentes literaturas e gêneros textuais, desde a criação dos desenhos até a elaboração das narrativas, ressaltou.
Astrit Tozzo, secretária de Educação, destacou a relevância do projeto para o desenvolvimento dos estudantes. Ao integrar as diferentes linguagens esse projeto fortaleceu o protagonismo dos alunos, ampliando o interesse pela leitura e o repertório cultural das turmas, afirmou a pasta.