A Prefeitura de Chapecó, por meio da secretaria de Saúde, realizará nesta segunda-feira (1°/12) no Terminal de Transporte Coletivo, uma ação com testes de doenças sexualmente transmissíveis. Ela é motivada pelo Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado no dia 1º de Dezembro, instituído em 1987 pela Assembleia Mundial de Saúde em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a AIDS, promovendo o entendimento da doença, a importância da prevenção, da testagem e do tratamento, além de incentivar a redução do estigma e da discriminação.
O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Prefeitura promoverá, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h atividades de conscientização e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis HIV/AIDS, incluindo diagnóstico e tratamento precoce. Neste dia, serão ofertados testes rápidos para HIV, Sífilis e hepatites, além de orientações sobre o uso do preservativo feminino, masculino e gel lubrificante em uma abordagem da prevenção combinada. A ação ocorrerá no Terminal Urbano, localizado na rua Clevelândia, nº 152 E, Centro. O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) atende a população do município de Chapecó e de outros 36 municípios pactuados da região. Sua principal atuação está voltada para o acompanhamento de pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA), a prevenção da transmissão vertical do HIV, a oferta de profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP), além do desenvolvimento de ações de promoção da saúde direcionadas à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo HIV/AIDS.
A equipe de atendimento é multiprofissional, composta por médico, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, psicólogos e assistente social. Atualmente, o SAE acompanha 1.867 usuários, sendo 1.110 homens e 757mulheres, dos quais 1.481 são residentes em Chapecó. O serviço também monitora 11 gestantes e 34 crianças em investigação por transmissão vertical. O atendimento às pessoas vivendo com HIV/AIDS é realizado de forma humanizada, promovendo respeito, confiança e combatendo qualquer forma de preconceito ou discriminação. O objetivo é estimular a adesão ao tratamento e garantir melhor qualidade de vida às pessoas assistidas. Além disso, tanto o SAE quanto as unidades de saúde de Chapecó oferecem testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, garantindo diagnóstico e tratamento precoce, bem como orientação para a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e HIV/AIDS.
O SAE é coordenado por Vanise Putzel e está localizado na rua Jorge Lacerda, 70E, no Centro de Chapecó, o telefone para contato é (49) 3331-2514.