Nesta semana a secretaria de Saúde de Chapecó recebeu a visita de comitiva da secretaria de Saúde de Concórdia, que vieram conhecer a política de saúde instituída no município de Chapecó, assim como os serviços de Saúde Mental que oferecem tratamento para dependentes de álcool e outras drogas, além das ações intersetoriais necessárias para o efetivo tratamento da dependência química.
O secretário de Saúde de Concórdia, Rudi Zanella, e sua equipe, foram recebidos pelo secretário de Saúde, João Lenz, e pela equipe técnica da Gerência de Atenção Especializada, que apresentou a estrutura, o fluxo e os critérios de atuação do programa Mão Amiga. Em seguida, a comitiva visitou o serviço CAPS AD III de Chapecó e na sequência a sede administrativa do Programa Mão Amiga, ocasião em que puderam dialogar com a equipe responsável pela gestão do atendimento.
A programação incluiu ainda uma visita à Unidade de Acolhimento Acolher Amigo, administrado pela secretaria da Família e Proteção Social, local onde foram detalhados o funcionamento, o processo de acolhimento e os mecanismos de acompanhamento dos usuários.
Durante todo o encontro, foram destacadas as ações articuladas entre as secretarias de Saúde, da Família e Proteção Social e Segurança Pública.
O município organizou um programa com um arranjo intersetorial que sustenta a efetividade do cuidado e fortalece a rede de proteção social do município, disse o secretário de Chapecó, João Lenz.
A troca de experiências reforça o compromisso regional com a qualificação contínua dos serviços e o aprimoramento das estratégias de atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade e dependência química.