A Prefeitura de Chapecó, por meio da secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (6) o último mutirão do ano dentro das ações do Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa reforça o compromisso do município com a prevenção da Dengue, unindo inovação tecnológica, monitoramento estratégico e o trabalho contínuo das equipes em campo.
As atividades ocorrerão das 7h30 às 11h30 e contarão com a mobilização de 60 agentes de combate às endemias, além de acadêmicos e mais de 400 agentes comunitários de Saúde, que atuarão diretamente junto à população em diversas frentes de trabalho.
Entre as ações programadas, estão:
-Visitas domiciliares com aplicação de tratamento no bairro Seminário, realizadas pelas equipes de agentes de combate às endemias;
-Mutirão de cadastramento e atualização de telefones e endereços dos usuários do sistema de saúde;
-Orientações individuais sobre prevenção da dengue;
-Visitas às residências de usuários não encontrados durante a semana, ampliando a oportunidade de contato no sábado.
Chapecó tem se destacado regionalmente pelo investimento em tecnologias de monitoramento, sistemas de informação integrados e equipamentos modernos, sem abrir mão do fundamental trabalho casa a casa, realizado diariamente pelos agentes de combate às endemias e agentes comunitários de Saúde. Estes profissionais têm papel essencial na eliminação de focos, orientação da população e proteção da saúde coletiva.
O secretário Municipal de Saúde, João Lenz Neto, também reforça a necessidade de engajamento da comunidade e eliminar recipientes com água parada:
Estamos intensificando as ações preventivas em toda a cidade, mas é dentro das casas que a prevenção acontece de forma mais eficaz. A união entre poder público e população é fundamental para reduzir os focos do mosquito.
A Prefeitura de Chapecó e a Secretaria Municipal de Saúde reiteram o compromisso permanente com a prevenção e o cuidado com a saúde pública, convocando todos os munícipes a participarem ativamente das ações e adotarem medidas simples no dia a dia para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti.