A secretaria da Família e Proteção Social realizou, na tarde desta segunda-feira (8), o encerramento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Idosos do CRAS São Pedro, com a entrega das atividades desenvolvidas ao longo dos encontros.
Juntamente com as técnicas de referência responsáveis pelo grupo, foi trabalhada a História de Vida de todos os usuários participantes. A partir das atividades semanais, as técnicas coletaram informações de cada idoso lembranças da infância, adolescência e das etapas que marcaram suas trajetórias até os dias atuais.
Com esse material, foi possível elaborar a história de vida individual de cada participante, que foi impressa em formato de portfólio, acompanhado de uma caricatura que retrata como cada idoso se parecia quando era criança.
À tarde foi marcada por muita emoção: as histórias, ao serem lidas, despertaram lembranças antigas, reflexões e memórias afetivas. Alguns relatos trouxeram recordações felizes; outros, lembranças difíceis. Mas todos evidenciam que cada trajetória é construída com altos e baixos. Ao longo dos caminhos que trilhamos, enfrentamos desafios, mas seguimos firmes, buscando união, harmonia e uma sociedade mais justa e respeitosa.
Para o secretário da pasta, Luciano Huning, esse trabalho desenvolvido nos CRAS demonstra a força dos vínculos construídos entre os participantes. Cada história revela vivências únicas e reforça a importância das ações conduzidas pela gestão municipal no fortalecimento dos vínculos com os idosos.