A Prefeitura de Chapecó, por meio das equipes da secretaria Municipal de Saúde, realizou mais de sete mil visitas no sábado (6), no último mutirão do ano dentro das ações do Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Foram mobilizados 60 agentes de combate às endemias, além de acadêmicos e mais de 350 agentes comunitários de saúde, que atuaram diretamente junto à população em diversas frentes de trabalho.
No bairro Seminário foram 657 visitas realizadas, 907 depósitos inspecionados, 197 depósitos eliminados, 13 depósitos tratados, oito denúncias, sete solicitações e quatro termos abertos. Foi realizado mutirão de cadastramento e atualização de telefones e endereços dos usuários do sistema de saúde; orientações individuais sobre prevenção da dengue; visitas às residências de usuários não encontrados durante a semana, ampliando a oportunidade de contato no sábado.
O secretário Municipal de Saúde, João Lenz Neto, destacou que esse trabalho casa a casa é muito importante para a prevenção, pois mobiliza também as comunidades. Ele ressaltou que Chapecó tem trabalhado o ano inteiro, utilizando diversas tecnologias, como o uso de drone, no apoio ao combate de focos do mosquito Aedes aegypti.
A coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Karina Giachini, disse que somente em 2025 foram realizados 22 mutirões.