A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação, anunciou na noite desta segunda-feira (8), em ato no Teatro Municipal do Centro de Eventos, a autorização para licitar para a Cidade do Autista e a implantação de três novas escolas de inovação e tecnologia.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, assinou a autorização. O espaço que terá como objetivo oferecer atendimentos especializados a estudantes da rede municipal de ensino de Chapecó que apresentam laudo de autismo, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida a esses estudantes. O investimento previsto é de R$11.550.000,00.
Em um terreno de 6.420 metros quadrados serão construídos um prédio com dois pavimentos, com cozinha, refeitório, salas de atendimento individualizado, 17 salas de atendimento, área de brincar e auditório para 70 lugares, além de edificações de apoio, como quadra, decks, parque infantil neurossensorial, horta e jardim terapêutico e espaço de cromoterapia. A área construída será de 2.554,88 metros quadrados.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, citou que ainda será construída uma piscina semiolímpica e a reforma do CAIC (Escola Parque Leonel de Moura Brizola).
"Na Cidade do Autista, que será a primeira de Santa Catarina e talvez do Brasil, nós teremos a parte pedagógica, com profissionais que estão sendo capacitados para atender melhor, e também os profissionais de Saúde. Chapecó será referência no Brasil também na inclusão", disse Rodrigues.
No mesmo ato foram anunciadas a ampliação das Escolas Cívicas de Inovação e Tecnologia na Rede Municipal de Ensino a partir de 2026: a EBM Vila Real, a EBM Manira Terezinha Clenis Sarquis Sartori e a EBM do bairro Desbravador.
Com a nova expansão, Chapecó, que já conta com a EBM Cívica de Inovação e Tecnologia Eli Maria Bellani, no bairro Efapi, a primeira escola cívica de Santa Catarina, passará a ter quatro unidades a partir de 2026.
A secretária de Educação, Astrit Tozzo, destacou que a ampliação das escolas cívicas foi um pedido da comunidade.
"A implantação da Escola Cívica tem dado um resultado maravilhoso. Temos resgatado valores, direitos e deveres. Vamos incluir novas disciplinas que atendam também a questão socioemocional dos alunos. Queremos encaminhar as crianças para o caminho do bem, pois elas vão cuidar do nosso futuro", disse a secretária.
A vereadora Edi Folle, que representou o legislativo, disse que o projeto de lei para ampliação das escolas cívicas já está na Câmara e será aprovado, pela sua importância. Também elogiou a iniciativa da Cidade do Autista pois beneficia a população e contribui para Chapecó ser uma cidade ainda melhor.
JASC
Além disso foi realizada uma homenagem aos atletas campeões dos JASC (Jogos Abertos de Santa Catarina). Pela primeira vez em 64 edições Chapecó conquistou o troféu de campeã geral. O secretário de Esportes e Juventude, Agnaldo Veriato Pereira, esteve presente na homenagem.
Também estiveram presentes o vice-prefeito, Valmor Scolari, a primeira dama Fabiana Matte Rodrigues, secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Maurício Lise da Rocha, o diretor das escolas Cívicas Educacionais e de Segurança Escolar, Adriano Marcus Pereira, além de alunos da Escola Cívica de Inovação e Tecnologia, Eli Maria Bellani, e do Centro de Inovação, Tecnologia, Educação e Esporte, Casildo Maldaner.
Fotos: Diego de Bastiani