A Guarda Municipal de Chapecó conta a partir de agora com um veículo blindado para atuar em operações mais complexas, como em casos de distúrbio social ou em apoio a outras forças de segurança no combate ao crime.
Na manhã desta terça-feira (9) o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, recebeu o veículo, que foi doado pela empresa de transportes de seguro Prosegur. De acordo com o gerente executivo da empresa, Sandro Tadeu de Carvalho, houve uma conversa com o vice-prefeito Valmor Scolari sobre essa possibilidade de doação.
É um caminhão Mercedes Benz 914, que tem um dos melhores motores, com blindagem opaca nas laterais e também com blindagem nos vidros, garantido até para fuzil 762, com certificados dos Ministérios do Exército, da Justiça e Polícia Federal, disse Sandro no ato de entrega.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues disse que o veículo amplia a estrutura de segurança do município, inibindo o crime. O veículo não teve custo para a Prefeitura, é fruto do bom relacionamento do poder público com a iniciativa privada, apenas com investimentos na adaptação, pois vamos colocar drone, giroflex e equipamentos para atuar em operações de segurança e garantia da ordem pública, afirmou o prefeito.
O secretário de Segurança Pública, Clóvis Ari Leuze, destacou que em Chapecó não há áreas em que as Forças de Segurança tenham dificuldade de acesso mas o Tsunami é um equipamento de prevenção com custo baixíssimo.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal Luiz Antônio Stobe, o veículo pode receber quatro a cinco pessoas e será equipado com armas longas, calibre 12, além de granadas e munição de efeito moral, gás e kit de primeiros socorros.
O diretor de Segurança e Ordem Pública, Roger Lima, destaca que o Tsunami também proporcionará mais segurança para a torcida nos jogos da Série A.
O vice-prefeito Valmor Scolari também participou do ato de entrega do veículo.
Fotos: Leandro Schmidt