As turmas do 4º e 5º ano da EBM Nova Aurora desenvolveram o projeto Aromas que Transformam, que utiliza materiais reciclados e ingredientes naturais para produzir velas aromáticas e sabonetes artesanais. A iniciativa envolveu os componentes curriculares de Arte e Educação Financeira, e teve como objetivo promover a consciência ambiental entre os estudantes, ao mesmo tempo em que estimulou o cuidado com as finanças.
Para colocar o projeto em prática, estudantes, famílias e toda a comunidade escolar participaram de oficinas de produção, voltadas ao ensino das técnicas de fabricação de velas e sabonetes artesanais.
A estudante Liara Melina Riadeckel explica como as turmas elaboraram os produtos. A professora nos ensinou o passo a passo para fazer as misturas. Ela mostrou os aromas, as combinações e como poderíamos preparar tudo isso.
As crianças também criaram uma identidade visual para a marca, organizaram feiras de artesanato e participaram de diversos eventos comunitários. Além disso, foram responsáveis por elaborar estratégias de marketing e divulgar os produtos.
Caroline Rodrigues, estudante do 5º ano, conta como foi o processo. A gente pensou em tudo juntos, desde o marketing até os produtos que iríamos vender.
A escola também ofereceu oficinas sobre empreendedorismo, sustentabilidade, orçamento, poupança, investimento e consumo consciente. A professora nos ensinou a fazer as contas. Assim, aprendemos a somar e calcular o troco. Ela foi nos ensinando desde o começo do ano até chegarmos na parte das vendas, destacou a estudante Ana Júlia Beltrame.
A professora Sandra Zoletti reforça a importância da experiência para os estudantes. Eles precisavam conhecer os valores iniciais e finais para poder vender. Esse compartilhamento entre eles fez com que desenvolvessem e descobrissem como finalizar os produtos.
Ao final, as turmas decidiram investir o lucro obtido na compra de uniformes escolares para os próprios estudantes da escola.
Para a secretária de Educação, Astrit Tozzo, o projeto evidencia o potencial criativo e inovador dos estudantes. O trabalho realizado pela EBM Nova Aurora mostra como as crianças são capazes de imaginar, construir e transformar positivamente a realidade ao seu redor. Elas participaram de todas as etapas, desenvolvendo responsabilidade, autonomia e habilidades para a vida, além de decidirem juntas onde iriam aplicar o dinheiro, destacou.
Fotos: Diego de Bastiani