Foi aprovado na quinta-feira (11) em reunião do Conselho Municipal de Saúde de Chapecó, no auditório da Prefeitura de Chapecó, o Plano Municipal de Saúde para o período 2026-2029. O instrumento conduzirá a gestão da Saúde Pública no âmbito municipal nos próximos 4 anos.
O processo de construção do plano baseou-se nas propostas deliberadas nas Conferências de Saúde, na análise dos principais instrumentos de gestão, com a participação da gestão da secretaria de Saúde e dos trabalhadores dos serviços da Rede de Atenção à Saúde.
Também foi realizada oficina conjunta com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), com a participação de representantes dos Conselhos Locais de Saúde (CLS), equipes da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Especializada, universidades e comunidade em geral.
O documento está estruturado em quatro seções, a primeira apresenta aspectos demográficos e sociais. A segunda descreve a estruturação do sistema de saúde, a forma de acesso, políticas e programas. Na terceira seção, os indicadores de situação de saúde e os dados de produção são apresentados e discutidos. E, a última seção, consiste na organização das Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores.
O conselho aprovou o instrumento por unanimidade e seguirá monitorando a execução das metas e ações, através da Programação Anual de Saúde e do Relatório Anual de Gestão.
Fotos: Leandro Schmidt