As vivências das turmas da Pré-escola 2 e 3 do CEIM Saberes da Infância ganharam um novo significado com a realização do projeto de Empreendedorismo Infantil, que possibilitou que a criatividade, a colaboração e o valor do próprio fazer fossem desenvolvidos pelas crianças. A iniciativa foi planejada pelas professoras Elenice Bet Gehlen e Thaís Schwaab.
A professora Thaís destaca que a proposta teve o objetivo despertar atitudes empreendedoras nas crianças, de forma significativa e adequada à sua faixa etária. As crianças do CEIM são curiosas, criativas, gostam de desafios, de aprender e de vivenciar experiências do mundo adulto, o que as deixa sempre muito felizes. Trabalhar o empreendedorismo na Educação Infantil significa desenvolver habilidades fundamentais como autonomia, criatividade, cooperação, responsabilidade, iniciativa, resolução de problemas e pensamento crítico, destacou.
Ao longo das últimas semanas, os estudantes dedicaram-se à confecção de diferentes produtos. Tal proposta envolveu escolhas coletivas, experimentação de materiais e o exercício da imaginação, promovendo aprendizagens relacionadas à expressão, à organização e ao trabalho em grupo.
A professora Elenice relata como a proposta foi desenvolvida com as crianças. Inicialmente, apresentamos a história do dinheiro, desde a antiguidade, com moeda de troca, até a atualidade, conhecendo o sistema monetário brasileiro e sua importância. Após conversas, pesquisas e diálogos em grupo, decidiram produzir pulseiras, colares, chaveiros, sabonetes artesanais e aromatizadores de ambiente. Depois disso, organizamos com elas como aconteceria a exposição dos produtos, os valores, o dia e também a divulgação para as famílias participarem do evento.
O resultado desse processo foi a Feirinha de Empreendedorismo organizada pelo CEIM, onde as crianças compartilharam com as famílias e a comunidade tudo o que produziram ao longo do projeto.
Para a secretária de Educação, Astrit Tozzo, o projeto contribuiu para a ampliação do repertório cultural e social das crianças. Ao vivenciarem essas situações, as crianças desenvolvem a autonomia, constroem um aprendizado significativo, preparando-se gradualmente para os desafios do futuro, afirmou.