A karateca Gabriela dos Santos realizou no sábado (13), em Joinville, o exame para a faixa preta. Sua trajetória no karatê chapecoense e marcada pelo comprometimento e pela dedicação, tanto como atleta quanto como professora dentro da equipe de Chapecó.
Gabriela iniciou a prática do karatê em 2016, no Complexo Esportivo Verdão, sob orientação do sensei Antônio Rodrigues. Desde então, construiu uma história sólida na modalidade. Atualmente, atua como professora na iniciação esportiva em diversos núcleos do Programa Atleta do Futuro (PAF), da secretaria de Esportes e Juventude de Chapecó, desempenhando um papel fundamental na formação de novos praticantes.
Ao longo de sua carreira, Gabriela protagonizou feitos inéditos e históricos: foi a primeira atleta feminina a sagrar-se campeã brasileira, a primeira karateca chapecoense a conquistar medalhas nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) e, também, a primeira aluna formada faixa preta pelo seu sensei Antônio Rodrigues. Embora haja vários alunos meus homens faixas pretas, Gabriela é a primeira mulher a alcançar essa graduação, fruto de um trabalho iniciado e mantido desde 2016.
Além de sua relevância técnica, seu trabalho dentro da equipe tem grande valor, especialmente na base da modalidade. Gabriela ainda concilia a atuação como professora, os treinos como atleta e a rotina acadêmica do curso de Educação Física, demonstrando disciplina, organização e paixão pelo karatê.