Verdão das Quadras apresenta Alê Falcone, dono de seis títulos em nível nacional e 11 conquistas individuais
A Associação Chapecoense de Futsal apresentou o primeiro novo contratado para a próxima temporada. Alê Falcone, 35 anos, chega para defender a meta do Verdão das Quadras. Ele é considerado um dos melhores goleiros do Brasil.
A apresentação ocorreu na manhã desta quarta-feira (17/12), no auditório do Slaviero Hotel, em Chapecó. O ato contou com a presença de dirigentes da Chape Futsal, colaboradores do clube, patrocinadores e imprensa. Alê chegou acompanhado da esposa, Caroline, e dos filhos, Oliver e Maya. Ele assinou contrato por duas temporadas (2026 e 2027) e recebeu a camisa personalizada, com o número 23, de Rafael Mucelini, da Classic, fornecedora de material esportivo da equipe verde-branca.
Alê vestiu a camisa do Atlântico, um dos principais times do País. Pela agremiação de Erechim (RS), o goleiro faturou a Liga Nacional de 2023 e as copas do Brasil 2024 e 2025. Defendendo os gaúchos, o goleiro venceu ainda o Gauchão 2025, a Copa RS 2023 e 2024 e a Copa dos Campeões gaúchos 2024. Destaque também para as conquistas da Liga Nacional 2015 e da Taça Brasil 2016, ambas pela ACBF (RS), e da Copa do Brasil 2022, pelo Pato (PR). Possui 11 títulos pessoais, como o de goleiro artilheiro da Liga Nacional 2020 e melhor jogador da final da Copa do Brasil 2025.
Ao ser apresentado, Alê Falcone falou sobre os motivos que fizeram acertar com a Chape Futsal. Foi um projeto que me fez brilhar os olhos. É um clube emergente no nosso esporte. Fez um grande papel em 2025 e acredito que em 2026 tem objetivos maiores a alcançar. Estou feliz em fazer parte, de ser procurado. Temos muita vontade de fazer história também na Chapecoense Futsal, disse o arqueiro, que também jogou por Palmeiras (SP), Cachoeira (RS), Guarapuava (PR), Cascavel (PR), Umuarama (PR) e Marreco (PR), além de passagens por times de Itália, Portugal e Irã.
Para o presidente da Chapecoense Futsal, Clayton Tressoldi, a contratação de Alê Falcone mostra que o clube quer continuar crescendo. A gente sabe da nossa responsabilidade, das competições que a gente tem pela frente. Tínhamos que trazer um jogador do quilate do Alê. É uma alegria poder contar com ele. A Chapecoense veio para ficar. Queremos colocar a Chapecoense lá em cima, onde é o lugar dela, disse.
Gelson Dalla Costa, da Apti Alimentos, falou em nome dos patrocinadores. O empresário teve participação fundamental na vinda de Alê para Chapecó. Conversando com o Clayton, ele nos passou o desejo de trazer o jogador. A gente se alinhou com a diretoria do Atlântico, e estamos aqui apresentando o Alê. Ele vai se juntar ao um grupo bom que já temos. Muita coisa boa vai acontecer em 2026, disse.
O secretário de Esportes e Juventude de Chapecó, Agnaldo Pereira, também esteve no evento e valorizou a temporada da equipe. Foi um ano brilhante, mas a gente sabe que a Chapecoense pode ainda mais. O Alê é um atleta de alto nível, disse.
Em breve, novos reforços serão anunciados para representar o time Prefeitura de Chapecó/Chapecoense/Unochapecó. Em 2026, a Chape Futsal disputará a Supercopa do Brasil (torneio classificatório para a Taça Libertadores da América), Brasileiro, Série Ouro catarinense, Copa SC e JASC.
CRÉDITO DAS FOTOS: @rogersilva_fotografia/@achapefutsal