Background

Notícias

Receitas de Família: Nhoque de Uva é a receita vencedora

Compartilhar

O ‘Nhoque de uva doce’ da Neuza Bertollo do Grupo de Mulheres do bairro Vila Rica foi a receita vitoriosa do Projeto Receitas de Família 2017. A final aconteceu nesta terça-feira (12) no Centro Social do bairro Saic e reuniu os Grupos de Mulheres de Chapecó. Participaram do projeto 37 receitas, 7 estavam foram selecionadas para a final e ao todo, cerca de mil mulheres participaram das atividades.

O Projeto Receitas de Família tinha como objetivo resgatar emoções, memórias afetivas e laços familiares, com o objetivo de valorizar alimentos simples, mas nobres e que fazem parte da mesa de todos, resgatar receitas de família e envolver a comunidade, assim é o projeto “Receitas de Família”, organizado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social. As receitas produzidas pelas mulheres dos CRAS podiam ser doces ou salgadas e serão avaliadas e julgadas por um grupo de jurados. Todas as receitas selecionadas estão em um livro, com destaque para a “Receita de Família” vencedora. No livro consta, além da história da origem da receita, indicação dos ingredientes e perspectivas quantidades, modo e tempo de preparo, tempo de cozimento e rendimento.

Os jurados da final foram Rafael Fernandes Personal Chef; Isaac Tesser Felix Chef Internacional de Cozinha; Ana Luiza Teixeira Personal Chef; Isabel Machado Presidente da Fundação Aury Bodanese; Marta Nichelle Amaral Professora do Curso de Gastronomia da Unochapecó.

Eliminatórias

A primeira eliminatória aconteceu no dia 18 de maio e contou com a participação das mulheres dos grupos do CRAS Líder. As participantes foram: Tainá Meneguini do Grupo de Mulheres da Linha Caravágio que fez a receita ´Filé de peixe, com purê e rúcula´; Cerlei Favaretti do Grupo de Mulheres Voluntárias da Alegria da Vila Militar que fez a receita ‘Bolo de Limão’; Terezinha Bedin Gonçalvez do Grupo de Mulheres do bairro Santa Barbara que fez a receita ‘Bolinho da Nona’; Catia Salete B. Machado do Grupo de Mulheres do Santa Luzia que fez a receita ‘Walffle tradicional doce’; Celia Lucattel do Grupo de Mulheres da Melhor Idade da Igreja Quadrangular que fez a receita ‘Bolo de Areia’.

A segunda eliminatória aconteceu no dia 01 de junho e contou com a participação das mulheres dos grupos do CRAS São Pedro: Maria Reni de Lima do Grupo de Mulheres Renovação com a receita ‘Bolinho de Fubá’; Marli Helena Debastiani do Grupo de Mulheres Vida e Esperança do bairro Monte Belo que fez a receita ‘Cri Cri de panela’; Diva Maria Kracker do Grupo de Mulheres Mães Amigas do bairro Vista Alegre que fez a receita ‘Esfregolᒠe Doralice Balastreri do Grupo de Mulheres Alegria de Viver do bairro Pinheirinho com a receita ‘Bolacha de colher da vovó”.

A terceira eliminatória aconteceu no dia 29 de junho e contou com a participação das mulheres dos grupos do CRAS Seminário: Sueli Tasca Zeni do Grupo de Mulheres Amigas Aprendizes com a receita ‘Sopa Paraguaia’; Roseli Polineto do Grupo de Mulheres Ativas que fez a receita ‘Queijo a milanesa’; Mari Rosa Fávero do Grupo de Mulheres Mães Auxiliadoras que fez a receita ‘Esfregolá’; Ivone Orso do Grupo de Mulheres Mãos que criam com a receita ‘Salgados e doces’; Ignez Conci Rebonatto do Grupo de Mulheres Criativas que fez a receita ‘Doce Karo” e Gessy Rachelle do Grupo de Mulheres Novo Encontro com a receita ‘Esfregolá”.

A quarta eliminatória aconteceu no dia 30 de junho e contou com a participação das mulheres dos grupos do CRAS Distrito de Marechal Bormann: Izabel Schneider Lanssarini do Grupo de Mulheres Primavera da Barra da Chalana com a receita ‘Paçoca de Pinhão’; Namir Santolin do Grupo de Mulheres Alegre Vencedoras na Linha Serrinha com a receita ‘Polenta Recheada’; Iraci Cecília Tramontina do Grupo de Mulheres Unidas Venceremos da Linha Almeida com a receita ‘Sopa de Capeletti’; Ivandra Schaider Sieger do Grupo de Mulheres Estrela Guia que fez a receita ‘Escondidinho de carne’; Zenita Zuffo Grupo de Mulheres do Campo da Linha Serraria Reatto com a receita ‘Bolo de Folhas Comestiveis’.

A quinta eliminatória aconteceu no dia 12 de julho e contou com a participação das mulheres dos grupos do CRAS Efapi: Terezinha Onice Cardoso do Grupo de Mulheres Madre Paulina com a receita ‘tortéi’; Ivete Maria Renocri do Grupo de Mulheres Rainhas do Lar com a receita ‘Nhoque’; Iracema Loureiro de Camargo do Grupo de Mulheres do Colina do Sol com a receita ‘Grostoli’; Antoninha Salete Fortes do Grupo de Mulheres Laços da União com a receita ‘Torta de Abobrinha’; Sirlei Fiorentin do Grupo de Mulheres Coração em forma de Amor com a receita ‘Pudim de Fígado’; Rosa Salete Marafon do Grupo de Mulheres Unidas Venceremos com a receita’Tiririca’. O júri foi composto por Ana Paula Pasa nutricionista e a Assistente Social Cristiane Seben, que avaliaram os pratos levando em consideração sabor, tradição, apresentação e fidelidade aos ingredientes.

A sexta eliminatória aconteceu no dia 16 de agosto e contou com a participação das mulheres dos grupos do CRAS Cristo Rei: Neuza Bertollo do Grupo de Mulheres do bairro Vila Rica com a receita ‘Nhoque de uva doce’; Rosana Bozetti do Grupo de Mulheres Esmeralda com a receita ‘Dedo de Negro’; Elaine Zanella do Grupo de Mulheres Maes Raio de Sol com a receita ‘Vesgão (tortéi)’; Zelia Marafon do Grupo de Mulheres Amizade com a receita ‘Esfregolão’; Marilice Fátima Antunes do Grupo de Mulheres Linha Batistello com a receita ‘Triguinho’; Marizete Vidor do Grupo de Mulheres Renascer com a receita ‘Cuca de Nata’; Sednei Cenci do Grupo de Mulheres Mães Princesa Isabel com a receita ‘Risoto de galinha caipira’; Rosana Colombeli do Grupo de Mulheres Recando das Artes com a receita ‘Cuca rápida’; Marilete Bonetti do Grupo de Mulheres Artes de Fazer com a receita ‘Bolo salgado”; Nelsi Ansolin do Grupo de Mulheres Cristal com a receita ‘Waffer’. O júri foi composto Jane Cella esposa do Vice Prefeito de Chapecó Elio Cella, Valdinei Caldart, Gerente de Defesa Civil de Chapecó e Ivana Alberguini Diretora da Secretaria de Assistência Social de Chapecó que avaliaram os pratos levando em consideração sabor, tradição, apresentação e fidelidade aos ingredientes.