Background

Notícias

Projeto De mãos dadas pela paz movimenta CEIM Aquarela

Compartilhar

O Centro de Educação Infantil Municipal Aquarela do Bairro Passo dos Fortes em parceria com a Coordenação Técnica Operacional do Programa Centrais de Penas e Medidas Alternativas do Estado de Santa Catarina – CPMA, realizou na segunda-feira (03), uma panfletagem com o Tema: Onde Falta Educação Sobra Violência, a atividade é integrante do projeto “De Mãos Dadas Pela Paz” que será desenvolvido paralelamente às outras programações do Ceim durante todo o mês de setembro.

Durante o dia, a equipe de professores do Ceim acolheu todas as crianças, pais e comunidade escolar com músicas voltadas ao tema da Paz e entregando material informativo fornecido pela CPMA. O Projeto “De Mãos dadas pela Paz” vem sendo executado anualmente em todo o Estado de Santa Catarina e possibilita que todos façam uma reflexão sobre a construção de uma sociedade menos violenta, a partir de iniciativas que promovam a Cultura da Paz. A entrada do Ceim estava toda decorada com Pipas confeccionadas em casa pelas crianças e familiares, pois, é o símbolo da campanha de 2018. A parceria entre o Ceim e a CPMA aconteceu através do encaminhamento de profissionais que precisam, mediante pena atribuída, contribuir com a sociedade de uma forma gratuita e também em alguns projetos como este, com recursos financeiros.

De acordo com Guilhane Melo, Gestora do Ceim, o projeto acontece no estado todo e nosso objetivo é a construção da Cultura da Paz e as crianças são o melhor caminho para isso. “As crianças estão na melhor fase, envolvem toda a família e exigem que os adultos participem das ações que são propostas. Desta forma, temos a certeza de estarmos construindo cidadãos de bem, idôneos e que levarão adiante a Cultura da Paz”, explicou.

Para Hugo Paulo de Oliveira, professor de Jornalismo e avô do Theo Iop de Carvalho, de 04 anos, é importante esta ação porque serve para motivar as crianças e principalmente os pais. “É uma das iniciativas que são úteis quando a escola vai além de meramente ensinar, participa e realiza de outras iniciativas e ações e neste caso, consegue integrar a família, o espaço escolar e os estudantes (crianças), que é o que está acontecendo”, enfatizou.

A mãe do Inácio de Souza de 01 ano, Marta Souza, comentou que mesmo que o filho dela ainda seja bebê ele pode participar e fazer a sua parte para esse dia. “Ele tinha como tarefa de casa fazer uma pipa, nós pintamos nossas mãos com tinta (mãe, pai e filho) e decoramos a pipa, que ficou linda”, destacou. Ela disse ainda que hoje vivemos em um mundo que tem o caminho bom e o ruim e precisamos explicar a cada dia aos nossos filhos como devem seguir o caminho do bem. “Esta atividade trouxe reflexão para nossa casa e assim como meus pais me orientaram pretendo orientar meus filhos a fazer a escolha certa”, finalizou.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
Chape

Olá! Sou o Chape, o assistente virtual de Chapecó. Como posso ajudar?