Background

Notícias

Prazo para revisão do cadastro imobiliário vai até final de fevereiro

Compartilhar

A Prefeitura de Chapecó informa que o prazo para revisão do cadastro imobiliário vai até o final do mês de fevereiro. Dos 142 mil cadastrados do município, 28 mil apresentaram divergência na metragem e no cadastro, depois da realização do georreferenciamento, que identificou discrepâncias na área total construída em comparação aos dados registrados em exercícios anteriores. Essa ação, para atualização, começou ainda no ano de 2025 e finaliza agora em fevereiro.

O secretário da Fazenda de Chapecó, Moacir Rohr explicou que dos 28 mil cadastros com divergência, 21 mil receberam a carta e a notificação da Prefeitura. Destes, 7.255 pessoas procuraram a secretaria para verificação da situação do cadastrado. Destas, 6.422 contribuintes concordaram com as alterações necessárias; e 833 vistorias foram realizadas para conferência das informações. Agora, em uma outra etapa, a diferença, cerca de 6 mil contribuintes, que não foram localizados para receber a documentação, serão notificados via publicação em jornal no Diário Oficial e também no site da Prefeitura. “Como teve muitos imóveis com divergência, estamos avisando os cidadãos e chamando para que façam a regularização. Assim evita questionamentos e também as dúvidas quando o cidadão receber o IPTU deste ano”, destacou.

Ele explica ainda que os contribuintes tem prazo para fazer o recadastramento imobiliário, visto que esse pode impactar no valor do imóvel para o IPTU 2026. “Pedimos para que o cidadão procure o setor e faça a regularização para que não tenha problemas quando receber o carnê do IPTU agora em 2026, em virtude do aumento da área construída ou alteração do projeto. Quem recebeu a carta ou a notificação, ou mesmo o cidadão que tem alguma dúvida, procure o setor e regularize”, comentou.

Ele reforça ainda que o último recadastramento foi há 20 anos e por isso os moradores que fizeram ampliações ou obras que possam ter alterado a metragem cadastrada, precisa procurar a Prefeitura para tirar dúvidas e verificar o cadastro para evitar surpresas quando retirar o carnê do IPTU. “Seguimos inclusive uma recomendação do Ministério Público, que acompanha nosso trabalho e solicitou essa prévia comunicação aos contribuintes”, enfatizou.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Mauricio Lise da Rocha explicou que o contribuinte pode procurar a Secretaria que fica localizada na ala Leste da Arena Condá, das 7 às 19h com a documentação, fotos e vídeos para fazer a contestação. “Nossas equipes estão preparadas para atender o cidadão e fazer todos os esclarecimentos. Se necessário, também é agendado uma vistoria com nossos profissionais para verificar de perto se ficar alguma dúvida”, explicou.

Precisa de ajuda? Clique para falar com nosso assistente virtual!
0
Atendimento Virtual

Olá! Sou o assistente virtual da Prefeitura de Chapecó. Como posso ajudar?