A saúde em Chapecó (SC) destaca-se nacionalmente, seja pelo atendimento, seja pela estrutura, seja pelo número de profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Saúde. E os números de atendimentos no ano passado também são bem expressivos. Atualmente são mais de 280 mil usuários cadastrados no Sistema Único de Saúde do município.
A Secretaria de Saúde de Chapecó realizou em 2025, cerca de 1,3 milhão de consultas médicas. De acordo com o Secretário de Saúde de Chapecó, João Lenz, foram realizadas 504.459 consultas médicas na Atenção Primária, em consultas eletivas e de queixas imediatas, avaliação e diagnóstico de quadros novos, consultas de acompanhamento em doenças crônicas.
O Secretário disse ainda que outras 422.005 consultas médicas, foram realizados no Pronto Atendimento da Efapi, Upa24h e Centro Municipal de Atendimento Pediátrico. Estas consideradas consultas em caráter de urgência e emergência, queixas agudas com necessidade de diagnóstico e tratamento imediato, comentou.
Ainda outras 402.577 consultas especializadas, exames e terapias. Além disso, foram 107.159 atendimentos na Rede de Atenção Psicossocial. As equipes realizaram ainda 1.612.500 exames laboratoriais e foram dispensados 78.828.425 medicamentos. O secretário comenta ainda que foram realizados cerca de 33.211 transportes de pacientes para atendimentos médicos, ainda 152.812 atendimentos odontológicos e foram realizadas 12.085 cirurgias eletivas.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, comenta que além dos números registrados, Chapecó ainda se destaca nos índices. O município, tem a nota 9,27, é referência no SUS, liderando a atenção básica em SC e entre os melhores do Brasil (Previne Brasil). O investimento realizado pelo município é grande. Nossa saúde é qualificada. Temos bons profissionais e ampla estrutura para atender os pacientes, destacou.
O Chefe do Executivo enfatizou ainda que nos últimos cinco anos foram inauguradas novas unidades de Saúde no Esplanada, Colônia Cella, Jardim do Lago, Santo Antônio e Água Amarela. Construímos novas unidades substituindo as antigas do São Cristóvão e Santa Maria. Reformamos as unidades do São Pedro, Alta Floresta e Bormann. Estão em andamento as unidades do Paraíso e o Centro Integrado de Saúde da Efapi. Isso mostra a preocupação que temos no cuidado com as pessoas, finalizou.