Nos dias 14 e 15 Chapecó sediará o Raid das Américas e o Sulbrasileiro de Motonáutica, no Goio-Ên. E o lançamento foi em reunião realizada nesta quinta-feira (5), na Prefeitura, com a presença do prefeito João Rodrigues, do vice-prefeito, Valmor Scolari, do presidente da Câmara de Vereadores, Adão Teodoro, do presidente da Associação Gaúcha de Motonáutica (AMORGS), Rodrigo Polasek, de representantes das forças de segurança de Chapecó e Nonoai-RS, e secretários municipais.
O secretário de Esporte e Juventude, Agnaldo Veriato Pereira, disse que tudo está sendo preparado para receber um grande público, pois além das provas náuticas haverá shows musicais. Este será o terceiro ano consecutivo que receberemos provas náuticas, sempre com pilotos nacionais e internacionais, o que é um atrativo para a região, disse Agnaldo.
O prefeito João Rodrigues, disse que as provas são mais uma fator para incrementar o turismo no Vale do Rio Uruguai. As provas serão realizadas nas águas do rio Uruguai, que foi represado com a construção da hidrelétrica Foz do Chapecó, que elevou o nível do rio em 12 metros no Goio-Ên.
Há três anos iniciamos essa parceria com a Associação Gaúcha de Motonáutica, trazendo pilotos de vários continentes. Neste ano a novidade é o Raid das Américas, com 10 a 12 pilotos da Argentina e do Uruguai, com barcos que podem alcançar até 170km por hora, disse Rodrigues.
O presidente da AMORGS, Rodrigo Polasek, informou que mais de 30 barcos já estão confirmados. No sábado e domingo pela manhã serão os treinos. E, à tarde, das 14h às 17h, serão as provas. Haverá circuitos de 700m, 2km e até um com cerca de 80km. Vamos ter muita adrenalina, com um espetáculo na água para as pessoas prestigiarem, disse Polasek.
Os pilotos já chegam na sexta-feira e alguns barcos serão expostos no Parque Edir de Marco.