A Prefeitura de Chapecó deu início a uma nova etapa em seu posicionamento como Cidade Inteligente, que é o lançamento do Observatório de Dados, com índices de Educação, Saúde, Segurança e outros. Em parceria com a plataforma Bright Cities, o município oficializou a busca pelas certificações ABNT NBR ISO 37120, 37122 e 37123, que atestam globalmente o desempenho de cidades sustentáveis, inteligentes e resilientes.
De acordo com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, mais do que obter certificados, o objetivo é uma gestão ainda mais eficiente, qualificando o atendimento à população.
"Nosso compromisso é com o cidadão que utiliza o posto de saúde, que precisa de uma licença na Prefeitura ou indicar a necessidade de reparo de via. A certificação ISO e os prêmios que recebemos são a prova de que estamos transformando a máquina pública para servir melhor e com mais agilidade. Queremos que Chapecó seja referência não apenas em números, mas na qualidade de vida real de nossa gente", afirmou o prefeito.
A implantação da Diretoria de Cidades Inteligentes, em 2025, teve como objetivo o mapeamento rigoroso de projetos em todas as secretarias municipais, conectando-os aos indicadores internacionais.
A Diretora de Cidades Inteligentes, Kátia Bertol, disse que foi montada uma equipe intersetorial composta por representantes de diversas secretarias. Este grupo de trabalho é responsável pelo levantamento minucioso de indicadores e evidências exigidos pelas normas internacionais.
Ela ressaltou que o processo de certificação é fundamentado em um histórico recente de vitórias:
Avanço de 47 posições no ranking Connected Smart Cities 2025 De 69ª para 22ª posição dentre as 100 cidades mais inteligentes no país.
1º lugar em Experiência do Cidadão na Região Sul, comprovando a eficiência no atendimento público.
Selos Prata de Boas Práticas em Cidades Inteligentes e de Governança do Ecossistema de Inovação.
A busca pelas normas ISO 37120 (Indicadores para Serviços Urbanos e Qualidade de Vida), 37122 (Indicadores para Cidades Inteligentes) e 37123 (Indicadores para Cidades Resilientes) coloca Chapecó em um seleto grupo de cidades globais que operam com dados auditáveis e transparência total.
Com a parceria da Bright Cities, o grupo de trabalho da prefeitura municipal agora processa esses dados para identificar pontos de melhoria contínua, garantindo que a inovação em Chapecó seja estruturada, sustentável e voltada para o futuro, disse Kátia.
O Observatório de Dados pode ser acessado no site da Prefeitura (www.chapeco.sc.gov.br).