Background

Notícias

Prefeitura de Chapecó lança Observatório de Dados e avança como Cidade Inteligente

Compartilhar

A Prefeitura de Chapecó deu início a uma nova etapa em seu posicionamento como Cidade Inteligente, que é o lançamento do Observatório de Dados, com índices de Educação, Saúde, Segurança e outros. Em parceria com a plataforma Bright Cities, o município oficializou a busca pelas certificações ABNT NBR ISO 37120, 37122 e 37123, que atestam globalmente o desempenho de cidades sustentáveis, inteligentes e resilientes.

De acordo com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, mais do que obter certificados, o objetivo é uma gestão ainda mais eficiente, qualificando o atendimento à população.

"Nosso compromisso é com o cidadão que utiliza o posto de saúde, que precisa de uma licença na Prefeitura ou indicar a necessidade de reparo de via. A certificação ISO e os prêmios que recebemos são a prova de que estamos transformando a máquina pública para servir melhor e com mais agilidade. Queremos que Chapecó seja referência não apenas em números, mas na qualidade de vida real de nossa gente", afirmou o prefeito.

A implantação da Diretoria de Cidades Inteligentes, em 2025, teve como objetivo o mapeamento rigoroso de projetos em todas as secretarias municipais, conectando-os aos indicadores internacionais.

A Diretora de Cidades Inteligentes, Kátia Bertol, disse que foi montada uma equipe intersetorial composta por representantes de diversas secretarias. Este grupo de trabalho é responsável pelo levantamento minucioso de indicadores e evidências exigidos pelas normas internacionais.

Ela ressaltou que o processo de certificação é fundamentado em um histórico recente de vitórias:

• Avanço de 47 posições no ranking Connected Smart Cities 2025 De 69ª para 22ª posição dentre as 100 cidades mais inteligentes no país.

• 1º lugar em Experiência do Cidadão na Região Sul, comprovando a eficiência no atendimento público.

• Selos Prata de Boas Práticas em Cidades Inteligentes e de Governança do Ecossistema de Inovação.

A busca pelas normas ISO 37120 (Indicadores para Serviços Urbanos e Qualidade de Vida), 37122 (Indicadores para Cidades Inteligentes) e 37123 (Indicadores para Cidades Resilientes) coloca Chapecó em um seleto grupo de cidades globais que operam com dados auditáveis e transparência total.

“Com a parceria da Bright Cities, o grupo de trabalho da prefeitura municipal agora processa esses dados para identificar pontos de melhoria contínua, garantindo que a inovação em Chapecó seja estruturada, sustentável e voltada para o futuro”, disse Kátia.

O Observatório de Dados pode ser acessado no site da Prefeitura (www.chapeco.sc.gov.br).

Precisa de ajuda? Clique para falar com nosso assistente virtual!
0
Atendimento Virtual

Olá! Sou o assistente virtual da Prefeitura de Chapecó. Como posso ajudar?