Muitas emoções tomaram conta dos estudantes e professores da Escola Básica Municipal André Antônio Marafon durante a acolhida preparada para o primeiro contato em sala de aula com o Programa Escola da Inteligência. A atividade além de motivar os estudantes, prepara-os para o trabalho que está sendo realizado focado na inteligência socioemocional.
A dinâmica na EBM André Antônio Marafon consistiu em cada turma entrar num ambiente simulando uma balada e assistir a primeira parte do filme Divertida Mente. Após isso, em um segundo encontro, os alunos assistiram a parte final do filme, refletindo sobre os sentimentos bons e ruins relatados na história, como: alegria, tristeza, raiva, nojo e medo. A sala de aula foi cuidadosamente decorada com imagens em 3D relacionadas ao conteúdo, fumaça de gelo seco e luzes coloridas, para estimular todas as emoções e antes que acabasse, todos puderam sentir que gosto tem as nuvens quando cada estudante recebeu inesperadamente algodão doce enquanto assistiam o final do filme.
Os estudantes e professores tiveram a oportunidade de se manifestar sobre alguns destes sentimentos que norteiam seus dias na escola e em casa e de que forma interfere positiva ou negativamente nas ações e atitudes que vem demonstrando. Para Diana Chiodelli, Professora e Coordenadora Pedagógica este Programa Escola da Inteligência é um material aberto e consegue abordar questões que são em linhas gerais e também aborda as especificidades de cada Escola porque todos os espaços tem realidades específicas, as dores, os problemas, as conquistas, as superações são específicas de cada estudante. A construção das relações sócio emocionais na nossa escola certamente vem agregar positivamente, porque ao sairmos de casa carregamos as emoções conosco tanto professores quanto alunos e este material é riquíssimo, pois aborda diferentes atividades e estratégias, é muito dinâmico e permite que todos os espaços da escola sejam ocupados com aulas diferenciadas, estimula gerenciar as próprias emoções compreendendo as relações e quem cada um é, para depois gerenciar as emoções, comentou.
O aluno Guilherme Henrique Aranda, de 12 anos, estudante do 7º ano, destacou a importância de aprender a lidar com as emoções. Estas aulas são ótimas, eu estou aprendendo a lidar com as emoções e os sentimentos como a raiva e a alegria por exemplo, disse. Já a aluna Chayanne da Silva Jerônimo, de 15 anos, estudante do 7º ano, falou sobre a importância de atividades voltadas aos adolescentes. É interessante porque motiva que cada um de nós possa expor ou não, de acordo com seu sentimento aquilo que está sentindo, explicou.
Programa Escola da Inteligência
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação de Chapecó aderiu este ano ao Programa Escola da Inteligência, que consiste em um programa educacional que busca desenvolver a educação socioemocionalno ambiente escolar.
A metodologia da Escola da Inteligência é fundamentada na teoria da inteligência multifocal, que analisa o funcionamento da mente, os fenômenos que constroem pensamentos e emoções, e fornece técnicas para a formação de pensadores e competências para o desenvolvimento pessoal, social e profissional.
O programa é aplicado em 1 hora/aula por semana. Do primeiro ao quinto ano. Quem aplica as aulas é o professor regente e de sexto ao nono ano, é desenvolvido pelos professores de língua portuguesa. Durante o mês de junho os professores das escolas que já aderiram ao programa receberam formação presencial e também estão realizando formação on-line. Professores, alunos e familiares são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico.