Nesta quinta-feira (19), as instituições da Rede Municipal de Ensino que atendem à Educação Infantil receberam as famílias para a anamnese, um momento especial de diálogo entre responsáveis e professores. O encontro possibilita a troca de informações essenciais sobre cada criança, fortalecendo o vínculo entre escola e família.
A secretária de Educação, Astrit Tozzo, destacou a relevância desse momento para o processo de adaptação. A participação ativa dos responsáveis na vida escolar das crianças é fundamental. Por isso, a anamnese é tão importante. Nesse momento, as famílias conversam com os professores sobre a rotina da criança em casa, compartilhando informações que auxiliam tanto no período de adaptação quanto no acolhimento ao longo de todo o ano letivo, afirmou.
Neste mesmo dia, as famílias também receberam orientações sobre o Dia de Acolhimento, que acontece nesta sexta-feira (20). A proposta é que os responsáveis acompanhem as crianças durante a rotina escolar, participando das atividades e conhecendo o cotidiano vivido pelas crianças. Para melhor organização, cada instituição definiu horários específicos, informados às famílias durante a anamnese.
A Rede Municipal de Ensino instituiu o Dia de Acolhimento com as famílias porque compreendemos que essa vivência fortalece a segurança emocional das crianças, que iniciam a rotina escolar acompanhadas por seus familiares. Além disso, esse dia também permite que as famílias conheçam o cotidiano da escola, participando desse momento essencial para as crianças, concluiu Astrit Tozzo.
Reconhecendo a importância deste momento na vida escolar das crianças, a Secretaria de Educação, por meio de seu canal do Youtube, Educa Chapecó Play, realizou o Podcast Adaptação na Educação Infantil, a fim de contribuir com informações relevantes para as famílias. O conteúdo está disponível na íntegra, no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=7KK0g3wgWC0&t=22s.