Background

Notícias

O Mundo Mágico das Histórias

Compartilhar

As crianças gostam muito de ouvir histórias, porém se dispersam com bastante facilidade. Mas quando a história é contada utilizando diferentes recursos e técnicas elas demonstram mais interesse, curiosidade e atenção nos momentos de contação.

No Centro de Educação Infantil Eldorado, as turmas do maternal estão desenvolvendo um jeito diferente de ouvir e entender as diferentes histórias. Em sala de aula, há um espaço especial para desenvolver inúmeras possibilidades de aprendizagem, promover interação, instigar a imaginação e também oportunizar o contato com os livros.

O projeto o Mundo Mágico das Histórias, trabalha diferentes técnicas de contação, onde a dramatização e encenação auxiliam as capacidades de dramatização e expressão facial e corporal, a concentração e a socialização das crianças. Após cada história, uma atividade diferente acontece como: imitar, fazer mímicas e apresentar aos colegas teatro de fantoches, assim, desenvolve a criatividade e desenvoltura, despertando desta forma o interesse pelos livros a partir das histórias. Também desenvolvem atividades manuais como recorte, colagem, pinturas, e outras associadas ao que ouviram, assistiram ou encenaram.

A professora Angela Fainello explica que através de projeto é possível trabalhar não só as histórias em si, mas também a linguagem artística. “Expressões faciais, dramatizações e imitações de personagens, desenvolve a motricidade, a lateralidade e também a coordenação motora além da partilha”, explica. A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, enfatiza a importância de incentivar a leitura ainda na infância. “Despertar o interesse das crianças utilizando diversas técnicas de contação de histórias tendo presente a ludicidade, auxilia na concentração e atenção, melhorando assim o desenvolvimento global das crianças”, finalizou.