Efapi 2017: Ir de ônibus é a melhor opção

Um público de 400 mil pessoas é esperado na 20ª edição da Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI 50 anos). E para chegar ao Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, o transporte coletivo é uma opção prática, segura e barata.

Em Chapecó, as duas empresas que operam atualmente o transporte coletivo já começaram a planejar o esquema a ser adotado no período da Feira. Conforme a secretária de Defesa do Cidadão e Mobilidade, Luciane Stobe, o sistema será semelhante ao realizado na última edição da Efapi. Os veículos da empresa Auto Viação Chapecó, que cobre a região farão o percurso Parque/Terminal Urbano/ Parque. Já a empresa Viação Tiquin fará o transporte Bairro/ Terminal Urbano/ Bairro.

De acordo com o diretor comercial da Viação Tiquin, Guilherme Cecchin, o intervalo entre os horários a partir das 23h30 será reduzido para no máximo meia hora. “A intenção é ter ônibus saindo para os bairros de meia em meia hora. Sendo que nos bairros com maior demanda esse intervalo poderá ser menor. Vamos trabalhar de acordo com a demanda dos usuários”, afirma.

A Auto Viação Chapecó, que hoje tem pelo menos quatro linhas atendendo a Efapi, também deve ampliar o número de veículos e horários para a região. A empresa ainda não definiu a quantidade de veículos extras que serão colocados à disposição, mas o gerente operacional Osni Rodrigues da Silva afirma que durante a Efapi, haverá horários especiais para o Parque a partir das 19h.

A coordenadora da comissão setorial de Transporte, Trânsito, Segurança e Estacionamentos, Luciane Stobe, garante que ir de ônibus para a Efapi é mais rápido, prático e barato. “Quem for de ônibus vai chegar mais cedo ao Parque, porque haverá vias específicas para o transporte coletivo. Além disso, os usuários vão ter acesso mais fácil do que quem for utilizar os estacionamentos, já que os ônibus vão parar no portão A”, ela diz. A segurança também vai ser reforçada, com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Civil, Militar, Federal, além das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual e da Polícia Ambiental.

Nas saídas dos shows, haverá ônibus extras de sobreaviso nas proximidades do Parque de Exposições. Fiscais das empresas e da Prefeitura atuarão no período da Efapi para garantir que não falte transporte coletivo aos usuários.

A tarifa do transporte coletivo em Chapecó é de R$ 3,25, para quem compra direto no ônibus. Para quem compra antecipadamente, o valor é R$ 2,98. Estudantes pagam metade. Para idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência o transporte é gratuito.

SOBRE A EFAPI 2017

A Efapi 2017 é promovida pela Prefeitura Municipal de Chapecó e entidades empresariais e ocorre de 06 a 15 de outubro. Considerada a maior feira e exposição multissetorial do sul do país, a Efapi chega esse ano à vigésima edição. O evento deve reunir 400 expositores e a expectativa é de 150 milhões de reais em negócios. O público esperado é de 400 mil pessoas. Um dos maiores atrativos são os 14 shows nacionais.