As turmas de pré-escola do CEIM Saberes da Infância participaram de uma visita ao curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó. A atividade integra um projeto voltado ao estudo da natureza, das plantas e da importância da preservação ambiental.
Durante a visita, as crianças conheceram diferentes espécies vegetais e acompanharam orientações sobre o processo de plantio e os cuidados necessários para o desenvolvimento das plantas.
A professora Elenice Gehlen, responsável pelo projeto, explica que a iniciativa tem como objetivo ampliar a percepção das crianças sobre o cuidado com o meio ambiente. Hoje eles estão aqui no campus de Agronomia para aprender sobre as diferentes espécies e sobre o processo de plantio das plantas, destacou.
A estudante Maryella Yolanda Araújo Oliveira compartilhou os aprendizados adquiridos durante a atividade. Eu aprendi que a gente precisa plantar e regar as plantas. E quando as árvores crescem elas produzem frutas, comentou.
Segundo a professora, o projeto relaciona a vida humana com as plantas, abordando sua importância, funções e cuidados necessários para a preservação ambiental. As crianças estão aprendendo a respeitar a natureza e cultivar a vida. Isso desenvolve a sensibilidade e a noção de cuidado, que são essenciais para o ser humano e para a convivência em sociedade, concluí Elenice.
Para a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, além de incentivar aprendizagens relacionadas ao meio ambiente, o projeto também contribui para a formação de valores humanos e sociais. Ao aproximarmos as crianças da natureza, despertamos desde cedo a sensibilidade, o cuidado com o próximo, a preservação ambiental e o respeito pela vida. São aprendizados que ultrapassam a sala de aula e ajudam na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, destaca.